O Brasil voltou aos ringues neste domingo (4) pelo torneio de boxe feminino das Olimpíadas de Paris. Jucielen Romeu teve pela frente, pelas quartas de final da categoria até 57kg, Esra Kahraman, da Turquia, valendo um lugar nas semifinais
O combate foi parelho, com a turca vencendo o primeiro round e a brasileira respondendo no segundo. A terceira parte foi a decisiva, e Kahraman superou a lutadora de Rio Claro (SP) para vencer o combate e ir às semifinais.
A luta
As duas lutadoras não hesitaram e Kahraman tratou de buscar conectar golpes para a resposta imediata da brasileira. Jucielen procurava conectar jabs e, assim que teve a oportunidade, conseguiu um bom golpe de esquerda. No clinche seguinte, chegou a jogar a turca no chão.
A brasileira não mostrou hesitação, jogando bem seus golpes contra uma adversária de postura franca de ir ao ataque. Juclelen e Kahraman fizeram uma primeira parte de luta com certa intensidade no ringue e, na visão dos juízes, Kahraman prevaleceu com unanimidade no terço inicial da luta.
+ Bia Ferreira perde revanche com irlandesa e garante bronze no boxe
No segundo assalto, mais trocação entre as duas boxeadoras em seu começo. Kahrman jogou mais golpes na distância e evitava chamar a brasileira para cima, que tentava achar seu ritmo para encostar e aplicar seus golpes, e mesmo sem socos de potência, foi para cima nos momentos finais para conseguir, na visão dos juízes, ganhar em 4 a 1 o segundo round.
O terceiro e último round seria o que decidiria as coisas. Kahraman continuava na distância enquanto Jucielen ia para cima e procurava conectar o que podia contra a turca visando vencer o combate. A luta era um pouco mais solta e as duas foram para a trocação na parte final, os socos de ambas entrando bem e a tensão na busca pelos pontos da vaga nas semifinais sendo o tom dos momentos decisivos do duelo.
Ao final, os juízes tiveram que decidir e, em suas contas, Esra Kahraman foi a que se portou melhor no ringue e venceu a luta por 4 a 1. Assim, seguirá no torneio e terá na fase seguinte Yu Ting Li, de Taipé Chinesa, que derrotou em sua chave a búlgara Svetlana Staneva.