Parapan-Americano

Judô brasileiro se despede do Parapan com a melhor campanha da história

Brasil no Pódio do Judô - (Foto: Washington Alves/CPB)

O Brasil somou 13 medalhas na modalidade em Santiago, sendo seis ouros, quatro pratas e três bronzes

Foto: Washington Alves/CPB

A segunda-feira (20) foi o último dia de competições do judô nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023. O Brasil somou mais sete pódios e terminou em primeiro lugar no quadro de medalhas da modalidade. No total, os brasileiros conquistaram 13 medalhas no judô –  com seis ouros, quatro pratas e três bronzes.

+ Parapan 2023: confira o resumo e medalhas conquistadas pelo Brasil neste dia 20/11

O Brasil ficou muito acima do segundo lugar, que foi a equipe de Cuba, que teve dois ouros e três bronzes. No último dia, foram dois ouros, três pratas e dois bronzes para o Brasil. Com destaques para Brenda Freitas (até 70kg) e Marcelo Casanova (até 90kg), que foram campeões em suas categorias. 

O ministro do Esporte, André Fufuca, participou da cerimônia de premiação no Centro de Esportes de Contato, na capital chilena, e entregou medalhas para alguns dos atletas premiados do Brasil.

Para saber tudo sobre o Parapan de Santiago, siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

Pódio do Judô com a Rosicleide Silva e Giulia dos Santos - (Foto: Washington Alves/CPB)
Pódio do Judô com a Rosicleide Silva e Giulia dos Santos – (Foto: Washington Alves/CPB)

A campanha em Santiago é a melhor da história do judô brasileiro em Parapans. Dos 15 atletas da delegação verde e amarela, 13 conquistaram medalhas. Os brasileiros ganharam seis das oito categorias em disputa nos dois dias. O desempenho na modalidade ajudou o país na campanha em Santiago. O Brasil lidera o quadro geral de medalhas com folga e já passou das 100 medalhas conquistadas e dos 50 ouros. 

– A gente fica muito orgulhoso de ver o Brasil fazendo história. A nossa dificuldade hoje aqui é contar a quantidade de medalhas, porque cada hora é uma medalha nova. O Brasil é o primeiro na quantidade de medalhas e também na quantidade de ouros. – Comentou o ministro André Fufuca.

Segundo informações do Mininistério do Esporte, no judô, todos os atletas são apoiados pelo Bolsa Atleta do Governo Federal na categoria Pódio, a mais alta do programa. O Brasil disputa o Parapan com 339 atletas, sendo 292 deles apoiados pelo Bolsa Atleta. O judoca medalhista de ouro neste Parapan-Americano Marcelo Casanova, agradeceu ao comitê pelo apoio e quer seguir em frente e trazer mais títulos para o Brasil.

– Queria agradecer muito ao CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) e ao Ministério do Esporte pelo apoio que vêm dando aos judocas brasileiros. É seguir em frente e seguir em busca dos nossos sonhos e representar muito o nosso Brasil. 

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo