Juventude

Juventude celebra 20 anos do memorial do clube

Fernando Alves/Juventude

Em 2022, o Memorial do Juventude atinge 20 anos de existência. O projeto, que possui mais de oito mil itens relacionados a história do Jaconero, tem sido valorizado pela diretoria do clube gaúcho e recebeu homenagem na terceira camisa desta temporada. O local conserva desde objetos de 1917, como a placa presenteada pelo F.B. Montenegro por conta do quinto aniversário do Papo, até produtos atuais e referências a nomes históricos.

Quando o projeto começou, o Juventude apresentava 470 itens para o público. Após duas décadas de trabalho, novas descobertas, recebimento de doações e coletas de novos elementos, o número de arquivos saltou para mais de oito mil, incluindo 700 troféus, 135 placas, 63 medalhas, 30 camisas, 45 flâmulas, entre outros artigos ilustres. Diante disso, Bárbara Lauxen, coordenadora do projeto, falou sobre a importância das pesquisas para difundir a marca.

– Nesta temporada, comemoramos o 20º aniversário da inauguração do Memorial do Juventude, que tem por missão preservar, pesquisar e difundir o conhecimento relativo à história do clube e seu acervo. Além disso, o projeto conta sobre a história do futebol e da cidade de Caxias do Sul, sempre visando ampliar a acessibilidade e o alcance ao conhecimento produzido – disse Bárbara Lauxen, em contato com o Esporte News Mundo através da assessoria de imprensa.

Para saber tudo sobre o Juventude, siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

Para ir ao local e contemplar objetos únicos sobre a história do Juventude, o público deve participar do Jaconi Tour. Os apaixonados por futebol podem adquirir ingressos para a experiência por meio da loja Nação Jaconera, WhatsApp e e-mail. Além do memorial, o tour oferece passagem pelo gramado do Alfredo Jaconi, zona mista, vestiários, cadeiras e sala de imprensa.

– O Memorial do Juventude é a celebração da história jaconera, calcada na persistência, ousadia e perseverança de homens e mulheres de outros tempos, que nos presentearam com toda essa informação e materialidade. A exposição da nossa história reflete o orgulho de ser parte dessa grande coletividade alviverde – finalizou a coordenadora do projeto, Bárbara Lauxen.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo