O Juventude encerrou ontem (15) a primeira fase do Campeonato Gaúcho com uma vitória emocionante por 3 a 2 sobre o Pelotas, no Estádio Boca do Lobo. Com o triunfo de virada, a equipe garantiu a segunda colocação na tabela e avançou para a próxima fase do estadual.
Mesmo já classificado, o Ju entrou em campo determinado a consolidar sua posição. Desde o início, demonstrou superioridade e criou boas oportunidades. Aos 33 minutos, a pressão jaconera resultou em gol. Após uma bela assistência, Énio apareceu livre na área e finalizou com precisão para abrir o placar. No fim da primeira etapa, o time teve mais um motivo para comemorar: o zagueiro Robson, do Pelotas, foi expulso após uma falta dura em Davi Góes – seu segundo cartão vermelho em sete jogos no campeonato.
Na segunda etapa, o time Jaconero seguiu pressionando. Em uma grande chance, Erick Farias acertou a trave, e João Carlos quase marcou no rebote. Aos 22, o Pelotas perdeu mais um jogador: Mateus Silva recebeu o cartão vermelho após uma cotovelada em Felipinho. Mesmo com dois a menos, os donos da casa surpreenderam. Yuri Bigode empatou de pênalti aos 30 minutos e, cinco minutos depois, Léo Ferraz encobriu o goleiro Gustavo, virando o jogo.
Com ampla vantagem numérica, o Juventude se lançou ao ataque e apesar do esforço do sistema defensivo do adversário, nos acréscimos, conseguiu a virada. Primeiro, o colombiano Batalla deixou tudo igual. Depois, no último lance, Gabriel Bill garantiu a vitória por 3 a 2.
O resultado também quebrou um tabu: o Juventude não vencia o Pelotas fora de casa desde 2019, quando triunfou por 1 a 0.
Agora, a equipe de Caxias do Sul se prepara para a estreia na Copa do Brasil. O próximo desafio será contra o Maringá, no dia 25 de fevereiro, no Estádio Willie Davids.
