Já garantido na elite do futebol para o ano que vem, o Juventude recebe o Cruzeiro a fim de conquistar uma vaga na próxima Copa Sul-Americana, enquanto que o adversário tenta terminar o ano de uma maneira não tão frustrante. As equipes duelam no próximo domingo (8/12), às 16 horas, no Estádio Alfredo Jaconi, pela 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro.
O momento dos times
Vindo de cinco jogos de invencibilidade, o Alviverde se livrou da briga contra o rebaixamento e tenta galgar uma vaga na próxima Copa Sul-Americana. As vitórias sobre Atlético-MG e São Paulo fora de casa foram o grande divisor de águas da reta final de Brasileirão.
Na 13ª posição do Campeonato Brasileiro, precisa vencer a Raposa e torcer por derrotas de Grêmio, Vitória ou Vasco para ir à competição continental na próxima temporada.
Já o Cruzeiro vive uma grande crise. Desde que perdeu a final da Copa Sul-Americana para o Racing, os maus resultados da equipe comandada por Fernando Diniz já fazem circular pela imprensa a possiblidade de uma troca de comando ao fim do torneio. São quinze jogos comandando a Raposa e apenas duas vitórias.
O time celeste precisa vencer o jogo fora de casa e torcer por um tropeço do Bahia para conseguir ir para a fase preliminar da Copa Libertadores da América no ano que vem e salvar o fim de ano melancólico. Principalmente após ter se despedido do Mineirão com uma derrota de virada para o Palmeiras, no estouro do relógio
Retrospecto de Juventude x Cruzeiro
As equipes já se enfrentaram em 26 jogos ao longo da história, com 13 vitórias do Cruzeiro, 6 empates e 7 triunfos do Juventude.
Sob os domínios do Alviverde, foram disputadas 10 partidas, com 2 vitórias do Cruzeiro, 4 empates e 4 triunfos do Juventude.
Prováveis escalações
Juventude: Gabriel; João Lucas, Danilo Boza, Lucas Freitas e Ewerthon; Ronaldo, Jadson e Nenê (Mandaca); Lucas Barbosa, Gabriel Taliari e Erick Farias. Técnico: Fábio Mathias
Cruzeiro: Cássio; William, João Marcelo, Jonathan Jesus e Kaiki; Lucas Romero, Ramiro, Lucas Silva e Matheus Pereira; Gabriel Veron e Lautaro Díaz (Tevis). Técnico: Fernando Diniz.
Ficha técnica
Local: Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul
Data: 8 de dezembro de 2024 (domingo)
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Edina Alves Batista (FIFA)
VAR: Daiane Muniz (FIFA)
Onde assistir Atlético-MG x Botafogo
O duelo entre Juventude e Cruzeiro pelo Campeonato Brasileiro terá transmissão ao vivo e exclusiva no serviço de pay-per-view Premiere.
Palpites para o confronto
Marco Aurélio Menezes repórter ENM: o confronto será equilibrado, mas o Juventude se aproveitará da inconsistência do time de Fernando Diniz e vencerá por 2 a 0.