Copa do Mundo - Qatar 2022

Kane vai do céu ao inferno, França vence Inglaterra e avança à semifinal da Copa do Mundo

Giroud comemora gol da vitória da França sobre a Inlaterra
Adrian Dennis/AFP via Getty Images

O último semifinalista da Copa do Mundo 2022 foi definido. Em um dos maiores duelos deste Mundial e à altura da magnitude das seleções, a França venceu a Inglaterra por 2 a 1 no Estádio Al Bayt, em Al Khor/QAT. Tchouaméni e Giroud garantiram os gols franceses, enquanto Harry Kane foi do céu ao inferno ao marcar o gol inglês e perder o pênalti que poderia levar o jogo ao tempo extra.

+ Veja como foi a partida em tempo real

+ Atuações ENM: Giroud decide no fim, França vence Inglaterra e está na semifinal

+ Atuações ENM: Kane erra pênalti decisivo, mas faz grande jogo em eliminação da Inglaterra

França abre vantagem no único vacilo inglês

A estratégia inglesa era bem clara. Anular todas as vias de escape que impedissem os atacantes da França de avançarem com velocidade. Com isso, os franceses precisaram suportar a pressão inicial inglesa e usar a ligação direta entre defesa e ataque para levar perigo no decorrer do primeiro tempo. Após começar a equilibrar a disputa, os gauleses abriram o placar aos 16 minutos. Upamecano iniciou jogada no campo de defesa pelo lado esquerdo e tocou para Mbappé. Após troca de passes entre Dembélé e Griezmann, Tchouaméni recebeu fora da área, chutou forte e seco, no canto direito de Pickford para abrir o placar.

Siga toda a cobertura do Esporte News Mundo na Copa do Mundo 2022 pela hashtag #CopanoENM ou clique neste link

A partir deste instante, a França segurou o jogo e ficou à espera de um contra-ataque para acionar seus pontas velozes e ampliar a vantagem, mas a Inglaterra deu muito trabalho e exigiu belas defesas do goleiro Lloris. Na primeira, o arqueiro defendeu falta cobrada por Luke Shaw. No lance seguinte, bloqueou à queima-roupa a finalização de Kane e espalmou outra tentativa do centroavante inglês. O English Team reclamou de um pênalti cometido por Upamecano em Kane. Embora tenha ocorrido a revisão da arbitragem de vídeo, não foi marcada nenhuma falta.

Jewel Samad/AFP via Getty Images

Dispostos a buscar o empate, a estratégia montada pelo técnico Gareth Southgate foi mantida e a pressão por parte do English Team melhorou e deu certo. Saka era o principal incômodo no ataque e obrigou novamente Lloris a fazer espetaculares defesas. Aos seis minutos, o próprio Saka caiu na área após contato de Tchouaméni e a arbitragem marcou o pênalti. Na cobrança, Harry Kane cobrou forte, no lado direito de Lloris, que saltou no canto oposto. A França veio levar perigo apenas aos 42 minutos em boa trama pela esquerda, mas Mbappé isolou após ser acionado no meio da área.

Centroavantes em diferentes polos

A Inglaterra manteve o domínio em boa parte da segunda etapa. Logo aos dois minutos, Lloris passou a ser exigido novamente. Na primeira tentativa, Foden cobrou escanteio da esquerda e Varane cortou. Shaw ficou com a sobra e ajeitou para chute forte de Bellingham, mas o goleiro espalmou. No lance seguinte, com novo tiro de canto executado por Foden, a bola ficou viva após desvio de Maguire, mas o arqueiro segurou. O bombardeio continuou e aos seis minutos veio a grande chance do empate. Saka avançou pela direita e cruzou para o corte de Varane. Henderson arriscou chute cruzado e Rabiot desviou. Saka tentou de novo após boa tabela pela direita e caiu após contato de Tchouaméni. A arbitragem marcou o pênalti e Harry Kane bateu bem, no canto direito de Lloris, que saltou no canto oposto, para empatar o jogo aos oito minutos e empatar com Rooney na artilharia do English Team em todos os tempos, com 53 gols.

Siga o Esporte News Mundo no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram e TikTok

Bem melhor em campo, os ingleses conseguiram em alguns momentos deixar todos os franceses no campo defensivo. A melhor chance até então veio aos 24, quando Henderson cobrou falta e Maguire testou livre, mas a bola bateu na trave e saiu. Com o tempo, a França passou a encontrar certos espaços para trabalhar com velocidade. Enquanto Mbappé tinha desempenho discreto, Dembélé e Griezmann eram os motores nos lados do campo. Aos 31, Théo Hernández cruzou da esquerda, Dembélé escorou na área e Giroud de frente ao gol finalizou para a espetacular defesa de Pickford. Mas o centroavante gaulês teve o seu momento de glória logo em seguida. Griezmann cobrou escanteio e Stones fez o corte. Griezmann cruzou de novo e Giroud testou. A pelota bateu em Maguire e tirou Pickford do lance para novamente dar a vantagem aos franceses.

Adrian Dennis/AFP via Getty Images

Com as modificações feitas pelos dois treinadores, era o tudo ou o nada. A Inglaterra, com mais posse de bola e melhor em muitas estatísticas, aumentou sua força ofensiva e teve a melhor chance quando Mason Mount caiu na área após chegada forte de Théo Hernández. A princípio, a arbitragem não marcou, mas assinalou após revisão eletrônica. Capitão, Kane pegou a bola e tentou mudar o lado, mas foi do céu ao inferno ao isolar a cobrança, bem longe do gol. Nos minutos finais, pouca tática, muita emoção e as últimas agonias. Aos 55 minutos, Rashford teve a chance de empatar em cobrança de falta bem perto da área, mas a bola subiu por muito pouco e o empate não veio.

Sequência

Com o resultado, os quatro times que irão disputar a semifinal da Copa do Mundo de 2022 estão definidos. Na próxima terça-feira (13), Argentina e Croácia medem forças no Estádio Lusail Iconic, em Lusail/QAT. Na quarta-feira (14), a França terá o Marrocos como oponente em duelo histórico novamente no Estádio Al Bayt, em Al Khor/QAT. Ambos os jogos serão disputados às 16h.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo