Na tarde desta quarta-feira (6), através de comunicado, o Departamento de Ciência, Saúde e Performance do Grêmio confirmou a lesão do zagueiro Walter Kannemann e informou que, na quinta-feira (7), no Hospital Moinhos de Vento, o atleta será submetido a uma videoartroscopia no quadril direito, para tratamento de uma síndrome do impacto femoro-acetabular.
Essa não é a primeira vez que o atleta realiza o tratamento. Em dezembro de 2021, Kannemann passou pelo mesmo procedimento cirúrgico para tratar uma lesão no quadril esquerdo. A recuperação do jogador durou cinco meses, retornando em abril de 2022.
Desde de sua volta, o zagueiro atuou em 100 partidas pelo Grêmio. Neste período, conforme comunicado, o atleta foi acompanhado por médicos e fisioterapeutas do Tricolor Gaúcho em trabalhos de fortalecimento do quadril. Na atual temporada, Kannemann entrou em campo em 31 oportunidades.
+ Confira as últimas notícias sobre o Grêmio
A síndrome do impacto femoro-acetabular é uma condição genética, que provoca um contato irregular entre a cabeça do fêmur e a parte anterior do acetábulo, podendo causar dores e limitações no movimento do quadril. O Grêmio afirma que sempre teve ciência dos riscos do zagueiro sentir uma lesão no lado oposto ao operado. Assim que o desconforto apareceu, Kannemann realizou exames e foi constatado que a opção mais eficaz é a cirurgia.
A última atuação do zagueiro foi no dia 4 de outubro, na vitória do Grêmio sobre o Fortaleza, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro, na Arena. Desde então, Kannemann desfalcou a equipe em quatro jogos e, agora, é ausência confirmada no restante da temporada. O retorno do jogador deve acontecer no primeiro semestre 2025. O tempo estimado de recuperação é de cinco meses.