Automobilismo

Kartista russo é acusado de fazer saudação nazista; FIA investiga caso

A FIA anunciou que irá investigar o caso de Artem Severiukhin, piloto russo de 15 anos que fez gesto normalmente relacionado ao nazismo no Europeu de Kart.

Publicado em

Foto: Reprodução / FIA
— Continua depois da publicidade —

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciou nesta segunda-feira, 11, que está investigando o caso de Artem Severiukhin, kartista russo de 15 anos que fez um gesto comumente relacionado ao nazismo. Artem venceu a etapa de Portimão, em Portugal, na classe OK do Campeonato Europeu de Kart.

Gesto de Artem Severiukhin durante pódio em Portugal (Reprodução / FIA)

Logo após o ocorrido, a equipe de Severiukhin, a sueca Ward Racing, repudiou as ações do piloto, e rompeu o contrato. Segundo a declaração, a decisão representa a opinião de todos os funcionários da equipe:

— […] A Ward Racing condena as ações pessoais do piloto Artem Severyukhin durante a premiação de 10 de abril de 2022 nos termos mais fortes possíveis, pois considera uma manifestação de comportamento antidesportivo, uma violação inaceitável dos códigos de ética e mortal desportiva. Com esse anúncio, a Ward Racing expressa sua opinião, assim como a de todos os atletas e funcionários do time Ward Racing. Com base nisso, a Ward Racing não vê possibilidade de continuar cooperando com Artem Severyukhin e vai proceder com o encerramento de seu contrato.

Publicidade

Os pilotos russos estavam banidos de competir internacionalmente e em competições da FIA. No entanto, Severiukhin conseguiu uma licença para correr sob a bandeira da Itália. O kartista russo, com a vitória nas duas corridas da primeira etapa da temporada em Portugal, era o líder do Campeonato Europeu de Kart, com vantagem de seis pontos para o britânico Joe Turney.

+ Carlos Sainz admite erro por abandono, mas também reclama de problemas no carro

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Nas suas redes sociais, Artem Severiukhin tentou se explicar e negar que fez um gesto nazista, mas sim uma comemoração para a equipe italiana:

— Quando estava no pódio fiz um gesto que muitos entenderam como uma saudação nazi. Isso não é verdade. Nunca apoiei o nazismo e considero um dos piores crimes da história da humanidade. Estou pronto para ser penalizado. Mas, por favor, acreditem que não houve intenção da minha parte em apoiar o nazismo ou o fascismo.

A FIA ainda não divulgou qual será a punição para o kartista russo. O anúncio oficial confirmou a “investigação imediata na conduta inaceitável” de Artem Severiukhin durante o pódio de Portugal, e que a “FIA vai comunicar os próximos passos no caso”.

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile