Surpresa na final feminina do Australian Open neste sábado. Depois de bater a número dois do mundo, Iga Swiatek, a americana Madison Keys, 14ª colocada, também surpreendeu Aryna Sabalenka, líder do ranking.
Entre em nosso canal do Whatsapp!
A americana de 29 anos impediu o feito da bielorrussa ao marcar 6/3 2/6 7/5 em um ótimo jogo de 2h02min na lotada quadra central Rod Laver Arena.
Sabalenka buscava ser a primeira desde Martina Hingis a ser tricampeã do torneio (venceu entre 1997 e 1999) e tinha 20 vitórias seguidas no Aberto da Austrália e 20 triunfos seguidos em Grand Slams no piso duro uma vez que venceu na Austrália e no US Open em 2024.
Keys, por sua vez, precisou de 46 torneios de Grand Slam para levantar seu título nesta que foi sua segunda final da carreira, primeira desde 2017. A tenista concluiu uma série incrível na Austrália com 12 vitórias uma vez que foi campeã no WTA 500 de Adelaide, com vitória na estreia sobre Bia Haddad.
A conquista vai levar a americana para o sétimo lugar do ranking mundial desta segunda-feira.
O jogo
Keys começou com tudo a partida e foi mais efetiva em um primeiro set com sete quebras de serviço. Ela marcou 6/3. No segundo o número de erros da americana aumentou ao passo que Sabalenka botou as bolas em quadra e com duas quebras abriu 5 a 1 e fechou por 6/2. No set final saque a saque sempre com Sabalenka pressionando mais. Keys foi confirmando aos trancos e barrancos, resistiu e no 12º e último game comum soltou o braço, jogou muito e fechou o encontro.