Tênis

Keys salva match-point, derruba Swiatek e decide o título do Australian Open

Keys vibra na semi (Foto: Jimmie 48 Photography/WTA)

Americana alcança sua primeira final na Austrália após três tentativas e frustra a polonesa

Madison Keys vibra na semi (Foto: Jimmie 48 Photography/WTA)

Número dois do mundo e favorita para o duelo, Iga Swiatek teve o saque e match-point na mão, mas falhou e foi eliminada, nesta quinta-feira, nas semifinais do Australian Open

Entre em nosso canal do Whatsapp!

Swiatek caiu diante da americana Madison Keys, 14ª colocada, por 2 sets a 1 de virada com parciais de 5/7 6/1 7/6 (10/8) após 2h35min de batalha na lotada quadra central Rod Laver Arena.

Swiatek bate na trave pela segunda vez em Melbourne após cair também na semifinal em 2022 enquanto que Keys alcança sua primeira decisão no torneio nesta que foi a terceira semifinal e jogará sua segunda final de Grand Slam após ser vice no US Open de 2017.

A polonesa tinha um retrospecto de 4 a 1 contra a rival e agora Keys volta a derrotá-la após mais de dois anos – anterior havia sido em Cincinnati, nos Estados Unidos, em 2022.

Keys busca agora desbancar a bicampeã do torneio, a bielorrussa Aryna Sabalenka, número 1 do mundo, que derrotou Paula Badosa por 6/4 6/2. Sabalenka tem 20 vitórias seguidas no torneio e busca ser a primeira tricampeã desde Martina Hingis entre 1997 e 1999.

Sabalenka tem 4 a 1 no retrospecto contra Keys.

O jogo

Tensão do início ao fim do jogo. Keys começou melhor, abriu uma quebra, Iga logo recuperou, a americana então tornou a quebrar, mas Swiatek equilibrou as ações. No final a polonesa elevou o nível para vencer por 7/5. 

O segundo set foi todo de Keys que abriu 5 a 0 com um apagão geral de Swiatek que errava tudo. Confiante por conta de dez vitórias seguidas – Keys vinha do troféu em Adelaide, na Austrália -, a americana chegou a ter chances do pneu, mas fechou por 6/1.

No terceiro set o jogo foi saque a saque. Swiatek teve um 15/40 no 4 a 4, não aproveitou, depois conseguiu a quebra no 11º game. Na hora de sacar para a vitória ela falhou, teve um match-point, mas cometeu erro no meio da rede, depois outro erro após boa devolução da americana e uma dupla-falta. O jogo foi ao super tie-break de dez pontos. Swiatek andou na frente o tempo todo com uma miniquebra, mas no final a americana achou boas devoluções e saque, virou para 9 a 8 e foi pra cima na devolução, fechando o jogo.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo