Futebol Internacional

La Liga chega na reta final com disputas intensas nas duas extremidades da tabela

BARCELONA DE LIONEL MESSI AINDA TENTA SUPERAR O REAL MADRID (FOTO: DIVULGAÇÃO)

A bandeira quadriculada já está à vista para a temporada 2019/2020 da LaLiga Santander, com apenas quatro rodadas (com a 35ª já em andamento) restantes para o final de uma campanha bastante movimentada – e que teve de ser adiada por três meses devido ao surto de coronavírus. Já houve muito drama e suspense desde que o futebol voltou em 11 de junho, e certamente há muito mais reservado quando nos aproximamos de sua data final – de 19 de julho.

Por conta disso, separamos aqui o que ainda está em disputa – como a corrida pelo título, as qualificações europeias, a luta contra o rebaixamento e a busca por prêmios individuais:

A intensa briga pelo título

Sérgio Ramos tem sido importante na luta do Real Madrid pelo título (Foto: Divulgação)

É fato que o Real Madrid chega mais forte nesta reta final da LaLiga Santander, muito por conta de seu 100% de aproveitamento desde o retorno da competição, além da vantagem de quatro pontos sobre o vice-líder FC Barcelona. É importante lembrar que o clube catalão liderava a classificação quando o futebol voltou, mas os Blancos engataram uma sequência de sete vitórias, com Sergio Ramos em ótima forma – sendo até goleador, com cinco bolas na rede. Ao mesmo tempo, o FC Barcelona perdeu pontos importantes em duelos complicados contra Sevilla FC, RC Celta Vigo e Atlético de Madrid.

Se a corrida pelo título se estender até o último dia da temporada, muita emoção será esperada. Afinal, todo jogo será muito importante – embora a partida do FC Barcelona contra o D. Alavés e a do Real Madrid diante do CD Leganés pareçam ganhas no papel, esses dois oponentes podem estar lutando por suas vidas, na luta contra o rebaixamento, e terão de jogar a vida para permanecer na elite.

Chances de qualificação europeia

Villareal e Getafe sonham com vaga na Liga dos Campeões (Foto: Divulgação)

Antes de falar da briga contra a queda, é importante ressalvar a luta pelas qualificações europeias da próxima temporada. Real Madrid, FC Barcelona já ficarão com as duas primeiras posições na tabela da LaLiga Santander, mas os terceiro e quarto lugares ainda estão em disputa – sendo esse o grande objetivo de muitos clubes. Embora Atlético de Madrid e Sevilla FC pareçam estar mais próximos disso, suas últimas atuações não têm empolgado os torcedores, não tendo muito consistência, com ambos sendo perseguidos de perto por Villarreal CF, Getafe CF e Real Sociedad.

Já as vagas para a Liga Europa de 2020/2021 também possuem uma boa briga, entre as quinta e sétima colocações – definidas para garantir a entrada nesta competição continental. Villarreal CF, Getafe CF e Real Sociedad são os ocupantes atuais desses lugares, mas o Valencia CF e Athletic Club não estão muito atrás e podem brigar por eles até o final da competição (isso, sem falar na grande final da Copa do Rei, que será justamente em dois destes clubes, os dois do País Basco). O Granada CF também não deve ser descartado.

A briga pela permanência na elite

Mallorca busca recuperação no final para escapar do rebaixamento (Foto: Divulgação)

Na 34ª jornada, houve um verdadeiro “duelo de seis pontos” entre RCD Espanyol e CD Leganés, duas equipes que ocupam as últimas colocações da tabela de classificação. Embora o resultado desse jogo não fosse definitivo nesta briga contra a queda, ele era essencial para manter vivas as esperanças de permanecer na elite.

O CD Leganés ainda enfrenta uma batalha árdua e exigirá um milagre para sobreviver, especialmente porque deve enfrentar o Real Madrid no último dia. Por outro lado, o 18º colocado RCD Mallorca está mais próximo da permanência e há otimismo na ilha depois da vitória em outro embate de seis pontos – agora diante do RC Celta Vigo, por nada menos que 5-1 na rodada 33.

À medida que nos aproximamos das rodadas finais da temporada, as equipes que ainda estão matematicamente em risco de rebaixamento – após o término da 34ª rodada – são: Real Valladolid, Real Betis, RC Celta Vigo, SD Eibar e D Alavés, além é claro dos três últimos (que atualmente ocupam as vagas na LaLiga SmartBank: RCD Mallorca, CD Leganés e RCD Espanyol). Será fascinante assistir a essa briga por pontos nas últimas rodadas da temporada.

Os Prêmios Pichichi e Zarra

Iago Aspas pode faturar prêmio mais uma vez (Foto: Divulgação)

Mas não são apenas as brigas dos clubes, coletivas, que estão em jogo. A cada ano, o artilheiro geral da LaLiga Santander recebe o Prêmio Pichichi – e, para variar, Lionel Messi está em vias de conquistá-lo novamente, o que seria seu quarto ano consecutivo (e o sétimo no geral).

Enquanto isso, há muito mais indefinição no Prêmio Zarra, concedido ao maior goleador espanhol da LaLiga. E esta corrida é muito mais apertada, já que Gerard Moreno, do Villarreal, Iago Aspas do RC Celta Vigo, Raúl García do Athletic Club, Roger Martí do Levante, Jaime Mata do Getafe, Lucas Pérez do D. Alavés e Álvaro Morata do Atlético Madrid estão a cinco gols um do outro quando se aproximam as últimas rodadas de ação.

O Prêmio Zamora

Oblak e Courtois travam disputa pelo troféu (Foto: Divulgação)

Por último, mas não menos importante, temos o Prêmio Zamora – dado ao goleiro que sofreu o menor número de gols por jogo, em média, ao longo da temporada (desde que esse jogador tenha participado de pelo menos 28 partidas). Thibaut Courtois atualmente lidera o caminho, mas Jan Oblak não está muito atrás e não pode ser descartado, considerando que ele ganhou este prêmio em cada uma das últimas quatro temporadas.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo