Assim como ocorreu em 2018, a Alemanha pode ser eliminada na fase de grupos. O cenário é simples: basta perder para a Espanha, às 16h (de Brasília), no domingo (27), e o Japão pontuar diante da Costa Rica.
Se esse cenário se concretizar, Espanha e Japão chegariam aos seis pontos, enquanto Alemanha e Costa Rica ficariam com zero, faltando apenas três pontos em disputa.
Em 2018, os alemães ficaram em último no grupo que contava também com Suécia, México e Coreia do Sul, conquistando apenas três pontos.
A Alemanha precisa vencer seus dois jogos. Se empatar com a Espanha, e o Japão empatar os próximos dois jogos, os alemães estarão fora, mesmo que vença a Costa Rica. Os espanhóis largaram com saldo positivo de sete gols, enquanto o Japão tem saldo de um.
O cenário mais positivo para a Alemanha é vencer a Espanha. Assim, somaria três pontos e poderia finalizar o Grupo E com seis pontos. Caso empate chega à ultima rodada precisando de uma vitória contra a Costa Rica e tendo que depender do resultado de Japão x Espanha.
Os alemães podem repetir o feito da Itália, que não conseguiu passar da primeira fase em 2010 e 2014 e, para piorar, ficou fora das Copas de 2018 e 2022.