Vasco
Lateral ou zagueiro? Como joga Robert Rojas, encaminhado com o Vasco
O Vasco fechou a contratação por empréstimo de Rojas até o fim de 2024.
— Continua depois da publicidade —
Robert Rojas, do River Plate, está encaminhado para reforçar o Vasco. O paraguaio é um zagueiro de origem, mas viveu o melhor momento da carreira atuando como lateral-direito. O responsável por essa adaptação foi o técnico Marcelo Gallardo, hoje na Arábia Saudita.
+ Vasco busca vitória em sua estreia na Copinha 2024
O Vasco fechou a contratação por empréstimo de Rojas até o fim de 2024. O vínculo com o clube argentino vai até junho, mas já há um entendimento entre as partes para que o defensor seja liberado antes.
Em 2021, o técnico Gallardo passou a testá-lo com mais frequência como lateral. Na nova função, naturalmente tinha menos recursos ofensivos que os laterais de origem, mas se destacava pela imposição física nas dividas, na marcação e na segurança na saída de bola.
Contudo, uma grave lesão interrompeu a boa fase. Em abril de 2022, sofreu fraturas na tíbia e na fíbula após um choque violento em partida contra o Alianza Lima, pela Libertadores. Ficou sete meses longe dos gramados.
Nos meses seguintes ao retorno, perdeu espaço, especialmente após a saída de Gallardo, em dezembro. Nunca caiu das graças de Demichelis, atual treinador do clube, e acabou como reserva tanto na lateral quanto na zaga. Com pouco espaço no River Plate, Rojas foi emprestado ao Tigre, também da Argentina, e também ficou revezando nas funções.
Agora no Vasco, o paraguaio terá concorrências. Pumita Rodríguez e Paulo Henrique nas laterais, enquanto Maicon, Medel, Léo e João Victor como primeiros nomes na zaga.