Uma das perguntas mais difíceis de serem respondidas nesta temporada, pelo menos no futebol italiano, é saber quem para o Napoli. Apenas a Internazionale tinha conseguido. Mas a Lazio se juntou aos interistas na noite desta sexta-feira (3) ao vencerem os napolitanos por 1 a 0 no Estádio Diego Armando Maradona, em Nápoles/ITA. A partida foi válida pela abertura da 25ª rodada da Serie A 2022-23 e trouxe o primeiro revés dos partenopei em 60 dias.
Foi um jogo de muito equilíbrio. Os dois treinadores são completamente adeptos ao estilo de jogo que tem a posse de bola, muita troca de passes e com o momento certo para finalizar. A primeira finalização veio apenas aos 15 minutos, quando Zieliński avançou pelo lado esquerdo e arriscou chute rasteiro de fora da área para a defesa de Provedel. Dez minutos depois, Anguissa recebeu belo passe de Osimhen e chutou da entrada da área, mas a bola desviou em Milinković-Savić e subiu com perigo. Aos 30, Lobotka arriscou e isolou. A Lazio respondeu na reta final, quando Luis Alberto cobrou escanteio perigoso e Meret deu tapa providencial.
Siga o Esporte News Mundo no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Koo e TikTok.
No segundo tempo, o Napoli voltou melhor, com mais presença no ataque. Os comandados de Luciano Spalletti encontraram mais espaços para trocar a bola, enquanto a Lazio mantinha forte estratégia de marcação. Kvaratskhelia teve chance na bola parada, mas não conseguiu caprichar na cobrança. Zieliński também quase marcou ao completar bela trama iniciada por di Lorenzo e seguida por Osimhen, mas a pelota teimou em não entrar. Na melhor das oportunidades, Kvaratskhelia cobrou escanteio da esquerda com cruzamento na segunda trave. Osimhen subiu e testou no travessão. O zagueiro Kim cabeceou o rebote e parou em Provedel.
Mas Maurizio Sarri promoveu a entrada de Pedro em substituição a Felipe Anderson. Os espaços na defesa foram fechados, e um buraco no campo de ataque garantiu a vitória laziale. Aos 22 minutos, Luis Alberto cruzou da esquerda, Kvaratskhelia fez o corte parcial e Vecino ficou com a sobra. O volante uruguaio teve muito espaço para dominar e acertar um chute seco, forte e veloz no canto direito de Meret, indefensável. Com muitas intenções, mas poucas execuções, o Napoli não reagiu. Vitória da Lazio.
Com o resultado, os napolitanos seguem na liderança do Campeonato Italiano com 65 pontos e sofreram apenas a segunda derrota em 25 jogos na competição. Por outro lado, os capitolinos assumiram temporariamente a vice-liderança com 48 pontos. A próxima rodada da Serie A será disputada no fim da próxima semana e ambos irão entrar em campo no sábado (11). O Napoli irá receber a Atalanta às 14h, novamente no Estádio Diego Armando Maradona, em Nápoles/ITA, enquanto a Lazio terá duelo contra o Bologna no Estádio Renato Dall’Ara, em Bolonha/ITA, às 16h45. Antes, porém, a equipe da capital terá seu primeiro teste nas oitavas de final da Uefa Europa Conference League ao enfrentar o AZ Alkmaar no Estádio Olímpico, em Roma/ITA, às 14h45 da próxima quinta-feira (7).