O Fluminense viajou para Quito, no Equador, onde jogará mais uma final continental contra a LDU, agora pela Recopa Sul-Americana, nesta quinta-feira (22), às 21h30 (horário de Brasília). Buscando revanche pelo confronto de 2008, o Flu disputa a Recopa pela primeira vez na história, enquanto que os equatorianos conquistaram a competição duas vezes: em 2009 e 2010.
Atual campeã da Copa Sul-Americana, a LDU jogou, até o momento, apenas uma partida em 2024, onde venceu a Universidad Católica (Equador) por 2 a 0, no último sábado (17). O maior ritmo de jogo pode ser um ponto a favor dos visitantes. Porém, o jovem Jairón Charcopa, de 20 anos, decidiu o confronto mais recente com dois gols, sendo um atleta para o Fluminense “ficar de olho” na decisão.
Por outro lado, o Tricolor das Laranjeiras entrou em campo nove vezes na temporada, todas pelo Campeonato Carioca, chegando com invencibilidade para a partida. Em relação à escalação, o técnico Fernando Diniz mandará “força máxima”, podendo ter o retorno de três atletas: Marlon, Manoel e Keno. Os três viajaram para Quito, foram relacionados e estão a disposição do treinador. Samuel Xavier e John Kennedy, o último sendo expulso na final da Conmebol Libertadores, permanecem no Brasil e desfalcam a equipe campeã da América.
RETROSPECTO
Em histórico equilibrado, o Fluminense é levemente superior nos números. Nos oito confrontos entre as equipes, quatro terminaram com vitória tricolor, três foram vencidos pelos equatorianos e uma partida terminou empatada. Cada time marcou 12 gols contra o outro.
Entre estes encontros, destacam-se as finais da Libertadores de 2008, onde o time de Quito saiu campeão, e dois confrontos pela Copa Sul-Americana: a final de 2009, conquistada pela LDU, e as oitavas de final em 2017 (o último encontro entre os clubes), com os cariocas se classificando para a fase seguinte daquela edição.
FICHA DO JOGO
LDU x Fluminense – Recopa Sul-Americana (Jogo de ida)
Local: Estádio Rodrigo Paz Delgado (Casa Blanca), Quito, Equador
Data: Quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Andrés Rojas
Assistentes: Alexander Guzmán e Jhon Gallego
VAR: Nicolás Gallo
Onde assistir: ESPN (TV fechada), Star+ (streaming)
+ Para saber tudo sobre o Fluminense, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram, Facebook e YouTube
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES
LDU
Alexander Domínguez; José Quintero, Facundo Rodríguez, Ricardo Adé e Leonel Quiñónez; Ezequiel Piovi, Óscar Zambrano; Alexander Alvarado (Jairón Charcopa), Jhojan Julio e Sebastián González; Alex Arce. Técnico: Josep Alcácer.
Fluminense
Fábio; Guga, Thiago Santos, Felipe Melo e Marcelo; André, Martinelli e Ganso; Keno (Douglas Costa), Arias e Cano. Técnico: Fernando Diniz.
PALPITE
Lucas Carvalho, setorista do Fluminense: “O Fluminense possui elenco mais qualificado que o adversário, que jogou apenas uma partida no ano, até o momento. Porém, enfrenta um time campeão da Copa Sul-Americana, como visitante e sem o hábito de atuar na altitude. Além do mais, o elenco pode entrar pilhado, buscando revanche pela rivalidade existente com a LDU. Imagino que será um jogo truncado mas, aposto numa vitória magra do Tricolor carioca”. Placar: LDU 0 x 1 Fluminense.