Santos

Leandro Zago fala sobre identidade de jogo do Santos na Copinha

Técnico falou sobre as ideias de jogo de seu time para a competição.

(Foto: Raul Baretta/Santos FC)

O Santos vai disputar a Copa São Paulo de Futebol Júnior na temporada de 2025 e quer conquistar o tetra da competição. O Peixe não fatura o título desde a 2014.

O técnicos sub-20 do clube, Leandro Zago falou sobre a sua proposta de jogo e como vai ser a ideia de atuar no planejamento para o torneio.

Dentro desse prazo curto, algumas ideias a gente tem buscado. Primeiro é sustentar a ideia e identidade do clube. Isso é primordial. Um jogo ofensivo, baseado na técnica. Para jogar futebol hoje precisamos ter apoio na questão física. Jogadores competitivos e intensos para um jogo assim. O jogo pede isso. Se você não compete, você não tem a bola. Se você não tem a bola, você não joga com ela. Você precisa disso e é o que estamos buscando implementar. É uma forma de treino e jogo que mudaram um pouco a rota do que eles vinham fazendo. – falou.

Além disso, falou que este modelo de jogo, precisa trabalhar um método de jogo. O treinador confessou quenexige muito da parte física, tática, técnica e mental.

Está tendo uma adaptação física, tática, técnica e mental. Um nível de treino que exige muita concentração e intensidade. Queremos sustentar esse jogo para que possamos basear o jogo na questão dos atacantes que vão buscar o um contra um o tempo todo. É uma identidade que o clube tem. Os treinos estão buscando isso. Cobrança de intensidade e pressão na bola para que a gente consiga ter muito jogador que ataque a área, o um contra um e gere muitas finalizações. É o que identificamos na cultura do clube. É um tempo curto, mas acredito que chegaremos na Copa São Paulo relativamente bem para entregar esse jogo.”

O treinador vai ter atletas que conquistaram Campeonato Paulista sub-17 e parte do elenco do sub-20, como o goleiro João Pedro, os laterais Rafael Gonzaga e Vinícius Lira, os zagueiros João Ananias e João Alencar, o meia Pepê Fermino e os atacantes Mateus Xavier e Juninho.

É uma geração que qualifica muito tecnicamente o nosso trabalho. Claro que são jovens que estão se adaptando a frequência do treino, do jogo, que é um pouco diferente. É um ritmo mais acelerado, mais rápido. Isso é natural no futebol. Estão se adaptando. E temos uma base de dois meses que passou pelo processo de Aspirantes, reta final de Paulista e Copa Atlântico. Já vínhamos criando uma identidade, uma intensidade diferente para poder absorver os jovens que estão subindo, qualificar o treino e, consequentemente, o jogo. É uma adaptação. Ela leva tempo. Acredito que é um processo. Vamos chegar na Copa São Paulo bem, mas ainda distante daquilo que é o ideal que a gente pode alcançar devido ao potencial desse grupo. -disse.

Os Meninos da Vila, estreiam na Copinha no dia 03 de janeiro, contra o Tirol-CE. O alvinegro integra o grupo 7, na cidade de Araraquara, que tem o dono da casa a equipe da Ferroviária e Jaciobá-AL.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo