Nesta manhã de sábado (10), aconteceram os treinos classificatórios no lendário GP de Monza e para alegria dos ferraristas, Leclerc ficou com a pole position. Com as punições de Verstappen, Sainz e Pérez, Russell irá largar da segunda posição e Norris começa na terceira posição.
+ Com apendicite, Alex Albon é substituído por Nick De Vries em Monza
Alguns pilotos receberam punições para este GP de Monza e podem ter suas posições de largada alteradas, confira:
Q1
A primeira sessão de classificação começou com boas voltas de Verstappen e Pérez, o holandês anotou a volta mais rápida 1m22s023, porém as RBRs logo foram superadas por Leclerc que anotou o tempo de 1m21s280. Seu parceiro, Carlos Sainz, também passou os carros da equipe austríaca com uma volta de 1m21s343.
Nos últimos cinco minutos, Verstappen foi o primeiro a fazer uma volta abaixo do tempo de 1m21, o holandês anotou uma volta de 1m20s922.
No restante do grid destaque para o bom desempenho de Zhou que ficou na sexta posição, crédito para as duas AlphaTauris que foram muito bem nesta primeira sessão, Tsunoda (8º) e Gasly (7º) e também palmas para Nyck De Vries que no seu primeiro treino classificatório com a Williams ele vai ao Q2.
Os eliminados do Q1 foram Latifi (16º), Vettel (17º), Stroll (18º), Magnussen (19º) e Schumacher (20º).
Vale lembrar que com as punições de Hamilton, Tsunoda e Sainz, que largam do fundo do grid, Magnussen começa na 16º posição e Schumacher larga na 17º posição neste domingo. Os carros da Haas podem ganhar mais algumas posições dependendo do resultado de Bottas e Pérez.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook
Q2
A segunda sessão de classificação começou com as duas Red Bulls tendo o melhor tempo, porém foram logo superadas por Sainz que anotou uma volta de 1m20s878. Seu parceiro, Charles Leclerc, errou na sua primeira volta e na sua segunda tentativa ele fez uma boa volta e ficou com o segundo melhor tempo.
Na reta final destaque para o bom resultado de Ricciardo, o australiano estava na zona de corte, porém com uma boa volta ele assumiu o oitavo melhor tempo e vai ao Q3 e créditos também para Gasly que também vai ao Q3 pela primeira vez desde o GP do Azerbaijão.
Os eliminados foram Ocon (11º), Bottas (12º), De Vries (13º), Zhou (14º) e Tsunoda (15º). Com as punições, Bottas irá largar na 15º posição neste domingo e Ocon inicia o GP de Monza na 14º posição.
Q3
No começo da última sessão de classificação as Ferraris vieram com tudo, Sainz anotou o tempo mais rápido de 1m20s584, tempo mais rápido do fim de semana, e Leclerc fez o segundo tempo mais rápido.
Na reta final, Leclerc roubou o melhor tempo de Sainz e anotou a pole na casa da Ferrari, o monegasco fez uma volta de 1m20s161.
Com as punições, Russell larga da segunda posição e a segunda fila é toda da McLaren, Norris (3º) e Ricciardo (4º), Verstappen que anotou o segundo melhor tempo irá começar da oitava posição neste domingo.
A Fórmula 1 volta para as pistas neste domingo (11), às 10h, para um GP de Monza que promete muito para a torcida da casa.