Um nome, uma identidade, uma lenda. John Madden, um dos homens que marcou a história da NFL, faleceu nesta terça-feira, 28, aos 85 anos. A liga anunciou o falecimento do ex-treinador e Hall da Fama nesta noite. A causa da morte não foi revelada.
John Madden começou a carreira na NFL como treinador e viveu durante 10 anos no Oakland Raiders, atual Las Vegas Raiders. Na franquia, Madden foi um revolucionário que mudou para sempre o estilo da liga, o modo de comando e tudo o que envolvia o futebol americano de 1969 a 1978. Importante por tudo o que promoveu, o técnico consagrou a carreira na temporada 1976 quando venceu o Super Bowl contra o Minnesota Vikings por 32 a 14. Marcas históricas também foram a especialidade de Madden. Um dos recordes existentes até hoje é o de maior aproveitamento da história entre todos os técnicos que venceram pelo menos 100 jogos.
Após a carreira na lateral do campo, John Madden foi comentarista de televisão por um longo período. Tratado como uma estrela na mídia, Madden teve todo o apoio do público que o reverenciava por falar de um jeito simples que todos que apreciavam o esporte puderam entender. A fama e o tamanho de Madden foi aumentado e eternizado com uma franquia só sua, mas nos videogames.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.
Além de dar o nome ao jogo desenvolvido pela EA, John Madden ajudou a desenvolver a produção e fazer com que o produto ganhasse um lugar especial para cada fã de futebol americano. Existente desde 1988, o jogo marcou gerações e é uma das principais formas para os novos apreciadores de entenderem um pouco sobre quem era, quem é e quem foi seu criador.
— Em nome de toda a família da NFL, estendemos nossas condolências a Virginia, Mike, Joe e suas famílias. Todos nós o conhecemos como o treinador do Hall da Fama dos Oakland Raiders e comentarista que trabalhou para todas as grandes emissoras, mas mais do que tudo, ele foi um marido, pai e avô dedicado. Ninguém amava mais o futebol do que o treinador. Ele era o futebol. Ele foi uma caixa de ressonância incrível para mim e tantos outros. Nunca haverá outro John Madden, e seremos eternamente gratos a ele por tudo que ele fez para fazer o futebol e o NFL o que é hoje — disse o comissário da liga, Roger Goodell.