Futebol Internacional

León recorre ao TAS e tenta reverter exclusão do Mundial de Clubes

León. (Foto: Leopoldo Smith/Getty Images)

O recurso ainda será analisado pela corte

Foto: Leopoldo Smith/Getty Images
— Continua depois da publicidade —

O León, do México, clube que foi excluído do Mundial de Clubes, apresentou um recurso ao Tribunal Arbitral do Esporte (TAS). Segundo a imprensa mexicana, ele será analisado no próximo dia 23 de abril. 

A mesma audiência do caso também contará com a presença da Alajuelense, da Costa Rica, que tem um processo para ter uma vaga na competição.  O clube costarriquenho alega que dois clubes que tenham o mesmo dono não podem participar do campeonato. 

Vale lembrar que, na semana passada, a Fifa decidiu retirar o clube da disputa por conta de ele ser propriedade do empresário Jesús Martínez, que também controla o Pachuca. O regulamento da competição não permite que equipes que tenham o mesmo dono disputem o torneio. 

Publicidade
Jesús Martinez, dono do León e do Pachuca. (Foto: Hector Vivas/Getty Images)
Jesús Martinez, dono do León e do Pachuca – Foto: Hector Vivas/Getty Images

Quem fica com a vaga em caso de exclusão? 

Além de lutar nos tribunais, a Alajuelense é a melhor equipe não-mexicana e não-americana dentro do ranking da Fifa. Fora isso, La Liga, como é conhecida, conquistou a  Taça Centro-Americana, que classifica os clubes da América Central para a Champions da Concacaf.

Outro clube que pode ficar com a vaga é o América do México, treinado pelo brasileiro André Jardine, que ficaria com a vaga, pelo fato de ser o terceiro colocado dentro da Concacaf, atrás apenas do Monterrey e do próprio León. No entanto, o regulamento do Mundial não permite que isso aconteça. 

Levando o ranking em consideração, o Philadelphia Union, dos Estados Unidos, pode ficar com a vaga por ser o quarto colocado e a equipe mais bem ranqueada. Além disso, a equipe da MLS não está classificada para a competição e pode ser escolhida pela Fifa. 

O Los Angeles FC, outra equipe norte-americana, também pode se classificar. O time que conta com os franceses Olivier Giroud, ex-Milan e Chelsea, e Hugo Lloris, ex-Tottenham, pode ser escolhido para herdar a vaga por  ter sido vice-campeão na última Concachampions. 

Qualquer uma das cinco equipes entrará no  Grupo D, que também conta com Flamengo, Chelsea e Espérance. O Mundial de Clubes será disputado entre os dias 14 de junho e 13 de julho deste ano, nos Estados Unidos. 

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo