Conmebol Libertadores

Libertadores volta a ter três clubes cariocas após 12 anos

Libertadores 2023 (Foto: SILVIO AVILA/AFP via Getty Images)

Botafogo, Fluminense e Flamengo estão na fase de grupos da Conmebol Libertadores.

Foto: SILVIO AVILA/AFP via Getty Images

BotafogoFluminense e Flamengo estão na fase de grupos da Conmebol Libertadores. O Rio de Janeiro, após 12 anos, volta a ter três representantes na competição. A última vez que um trio carioca esteve presente nos grupos do torneio foi em 2012. Além da dupla Fla-Flu, o Vasco fechava a trinca.

O Botafogo foi o último a garantir a vaga após passar pelo Red Bull Bragantino na fase preliminar na competição. O Fluminense, por sua vez, foi o campeão da última edição e é cabeça de chave do grupo A. Por fim, o Flamengo ficou na quarta posição do Campeonato Brasileiro 2023 e conseguiu acesso direto.

Relembre trajetórias

Em 2012, entretanto, o Vasco se classificou por ter sido o campeão da Copa do Brasil de 2011, enquanto Tricolor e Rubro-Negro foram pelo Campeonato Brasileiro, já que terminaram em 3º e 4º, respectivamente.

Já na disputa, o Flamengo foi o único do trio eliminado na fase de grupos. O Rubro-Negro terminou em terceiro lugar no grupo 2, que tinha Lanús, Emelec e Olimpia.

Já Vasco e Fluminense passaram de fase. O Cruz-Maltino foi o segundo no grupo 5, que tinha Libertad, líder da chave, Nacional-URU e Alianza Lima. Já o Tricolor liderou o grupo 4, com 15 pontos, ficando na frente de Boca Juniors, Arsenal de Sarandí e Zamora.

No mata-mata, o Fluminense passou pelo Internacional nas oitavas, porém parou nas quartas de final para o Boca Juniors. O Tricolor perdeu por 1 a 0 na Argentina e empatou no Nilton Santos no jogo de volta. Do outro lado, o Vasco conseguiu vencer do Lanús, mas parou no Corinthians, que viria a ser campeão posteriormente. A partida de volta, quando perdeu por 1 a 0, ficou marcada pelo gol perdido por Diego Souza, que ficou cara a cara com Cássio e viu o goleiro alvinegro salvar com a ponta dos dedos.

O sorteio dos grupos em 2024

Os grupos da Conmebol Libertadores ainda não foram definidos. O sorteio vai acontecer na próxima segunda-feira. Por ter disputado a pré-Libertadores, o Botafogo ficará no pote 4. Flamengo e Fluminense estarão no pote 1.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo