A Liga BFA, responsável pelo principal torneio de futebol americano do Brasil, suspendeu a realização da edição de 2020 por tempo indeterminado. A decisão foi tomada após consulta aos times e atletas, afetados pela paralisação geral do país pela pandemia do coronavírus, gerando incerteza para o cenário do esporte no país este ano.
De acordo com a Liga, muitos atletas perderam seus empregos, ficando impossibilitados de dedicarem-se ao futebol americano. Além disso, houve uma perda geral de verba oriunda de patrocínio. A BFA segue a tendência geral do esporte em suspender por enquanto a realização de campeonatos.
“Por causa da pandemia da COVID-19, a BFA não será iniciada em julho de 2020, e as novas datas ainda serão divulgadas. Continuamos monitorando o cenário do Brasil e do mundo para tomar as próximas decisões”, diz o comunicado publicado no portal da Liga.
Por causa da decisão, os atletas inscritos para esta temporada já estão com suas inscrições garantidas para 2021, caso queiram disputar a Liga. Os torneios estaduais que estão paralisados ainda não têm data prevista para retornarem, seguindo também com indefinições.