Futebol Internacional

Liga dos campeões terá novo formato a partir de 2024; Entenda nova formula.

Norbert Scanella PanoramiC / Via Imago Images

Com seu formato estabelecido há quase duas décadas, a Liga dos Campeões deve mudar seu sistema de disputa em 2024, ao menos segundo informações divulgadas pelo jornal The New York Times. Essa mudança ocorrerá depois dos principais clubes do futebol europeu colocarem muita pressão na UEFA, esboçando a criação de uma Superliga Europeia, que permitiria mais jogos entre eles e aumentando assim suas receitas. Contudo, obviamente a Federação Europeia não iria aceitar calada um movimento que prejudicaria o seu maior produto e em ação conjunta com a FIFA, o órgão que regula o futebol mundial, emitiu um comunicado afirmando que baniria de quaisquer competições internacionais, jogadores que entrassem em campo nessa possível nova competição organizada pelos gigantes europeus.

Mas é óbvio que uma pressão dessas, vindo de clubes como Real Madrid, Barcelona, Juventus, Bayern e os Big6 da Inglaterra, levariam a UEFA a pensar em meios de apaziguar as coisas e uma mudança no formato da competição seria necessária, possibilitando maior enfretamento entre os grandes clubes e como consequência um aumento considerável na receita para as temporadas posteriores a mudança.

Então vamos lá, tentar entender como deve funcionar a “Nova Liga dos Campeões”.

NOVO FORMATO

Desde a mudança de Copa dos Campeões para Liga dos Campeões, em 1993, a fase final do torneio foi sempre disputada por 32 equipes, mesmo existindo diferenças entre o modelo de fase de grupos. Contudo, com a mudança para 2024, a fase de grupos deixaria de existir, com a “primeira fase” da competição sendo disputada por 36 equipes, que jogariam em uma chave única, com 10 partidas para cada equipe, com distribuição dos jogos através do “sistema suíço”.

Depois de realizada essa primeira fase, os oito melhores colocados avançariam para as oitavas de final, enquanto as equipes que ficaram entre 9° e 16° enfrentariam as que ficaram entre 17° e 24° em uma espécie de playoff para determinar as outras equipes no mata-mata. No restante da competição o formato seguiria da mesma forma que é hoje.

O modelo de classificação para o torneio não deverá ser muito alterado, com as fases preliminares permanecendo com o modelo adotado atualmente. Mas existe a possibilidade que para as quatro vagas extras, possibilitadas pelo aumento de equipes participantes na fase final, a UEFA leve em consideração “fatores históricos”, visando aumentar o número de equipes importantes na competição.

As mudanças seriam basicamente essas, com um formato que permitira mais jogos grandes, em mudança pautada por motivações financeiras, embora a Federação Europeia vá vender que seja para trazer mais emoção a competição e outras coisas do tipo.

Para terminar, muita gente deve estar confusa sobre o que é o sistema suíço e como ele funciona. Então vamos falar sobre isso.

SISTEMA SUIÇO

O Sistema Suíço é um sistema de disputa criado pelo suíço Julius Muller no final do século XIX e hoje em dia é bastante utilizado em competições de Xadrez e também em E-Sports.

Ele funciona da seguinte maneira:

Na primeira rodada, existe um pareamento aleatório entre as equipes, através de um sorteio, realizado sem bloqueios ou impedimentos, para que equipes se enfrentem. A partir da segunda rodada, os resultados anteriores são levados em consideração, para definir os confrontos, da seguinte maneira: equipes que venceram na primeira rodada, enfrentam equipes que venceram na primeira rodada. Equipes que empataram na primeira rodada, enfrentam equipes que empataram na primeira rodada. Equipes que perderam na primeira rodada, enfrentam equipes que perderam na primeira rodada.

Depois da segunda rodada, equipes com duas vitórias enfrentam outras equipes com duas vitórias. Equipes com uma vitória e um empate enfrentam equipes com uma vitória e um empate. Equipes com uma vitória e uma derrota enfrentam equipes com uma vitória e uma derrota. Equipes com um empate e uma derrota enfrentam equipes com um empate e uma derrota. Equipes com duas derrotas enfrentam equipes com duas derrotas. E assim será até o termino da fase classificação.

Em caso de existir um número reduzido de equipes com o mesmo recorde, os confrontos não irão se repetir de uma rodada para outra, com uma das equipes com recorde igualado enfrentando uma equipe com recorde superior ao seu e com a outra equipe enfrentando um time com recorde inferior ao seu.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo