Copa do Mundo - Qatar 2022

Louis van Gaal exalta vaga nas quartas de final, mas reforça busca por evolução nos Países Baixos

Louis van Gaal, técnico dos Países Baixos
Richard Heathcote/Getty Images

Os Países Baixos conquistaram a classificação às quartas de final da Copa do Mundo 2022 ao vencer os Estados Unidos por 3 a 1 na tarde deste sábado (3), no Estádio Internacional Khalifa, em Al Rayyan/QAT, em confronto válido pelas oitavas de final. Memphis Depay, Blind e Dumfries marcaram os gols neerlandeses, enquanto os estadunidenses descontaram com Haji Wright. Após o jogo, o técnico Louis van Gaal concedeu entrevista coletiva e exaltou a evolução em manter a posse de bola, mas destacou a necessidade de ter um melhor desempenho na próxima fase do Mundial.

+ Atuações ENM: Dumfries é precioso em classificação da Holanda às quartas de final

“Estou contente por termos ganho, mas podemos fazer muito melhor. Estivemos bem quando o adversário tinha a posse de bola e na transição, mas perdemos pontos quando nós próprios tínhamos a bola. Estou trabalhando nisso há quatro jogos. Estamos avançando. Nesse aspecto, estou mais satisfeito com o segundo tempo. Nós fizemos uma pressão provocativa para criar espaço atrás da defesa e marcamos a partir disso. Os dois gols foram belos. Gols de um lateral para outro e estou muito orgulhoso disso. Os Estados Unidos tiveram três chances, uma das quais já aos dois minutos. A defesa de Noppert foi muito importante. Estou feliz por termos dois dias extras de descanso. Sempre tivemos que voltar a jogar primeiro. Vamos usar bem esses dias.”

Siga toda a cobertura do Esporte News Mundo na Copa do Mundo 2022 pela hashtag #CopanoENM ou clique neste link

O goleiro Andries Noppert, elogiado pela defesa providencial no começo da partida por van Gaal, também falou sobre tal jogada e explicou o ânimo e a confiança ganha quando há uma participação tão decisiva em um confronto que se vence.

“Vencemos e estou muito feliz por isso. Realmente fizemos isso juntos. Como goleiro, é bom quando pega a primeira bola. Então você acerta. É uma sensação completamente diferente de quando se tem que buscar a bola no gol imediatamente.”

Daley Blind, lateral-esquerdo dos Países Baixos
Raúl Arboleda/AFP via Getty Images

Os laterais também concederam entrevistas. Daley Blind destacou o bom desempenho na partida contra os Estados Unidos e enfatizou o sucesso graças à estratégia oponente durante o jogo. Melhor em campo com um gol e duas assistências, Denzel Dumfries disse estar animado após ajudar o time e minimizar as críticas recebidas durante a fase de grupos.

“O primeiro tempo foi mais difícil porque não sobrou espaço para nós. Eles queriam jogar futebol e nós colocamos menos pressão. Isso criou mais espaço para nós no contra-ataque. Recebemos algumas críticas como laterais após os últimos jogos. Estou feliz porque pude ajudar o time como Daley Blind fez. Isso nos dá um grande impulso.”

Com seguro desempenho, o zagueiro e capitão Virgil van Dijk também avaliou o confronto, destacou a união do grupo e reconheceu que há espaço para melhorias, embora o desempenho tenha sido considerado satisfatório, ainda mais com a efetividade ofensiva e a classificação.

“Marcamos dois gols fantásticos e sofremos um gol de repente. Não faço ideia de como a bola entrou, mas foi uma desilusão. Depois disso, nós continuamos a lutar e fizemos o 3 a 1. Isso diz tudo sobre esta equipe. Ainda podemos ser melhores na posse de bola. Somos críticos porque sabemos que podemos jogar futebol muito bem. Agora vamos nos recuperar primeiro e depois nos preparar para um belo jogo nas quartas de final.”

Siga o Esporte News Mundo no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram e TikTok

Com o resultado, a Laranja Mecânica foi a primeira seleção a se colocar entre as oito melhores do Mundial e irá disputar as quartas de final às 16h da próxima sexta-feira (9), no Estádio Lusail Iconic, em Lusail/QAT, contra o vencedor de Argentina x Alemanha.  

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo