Após ser eleito pela segunda vez consecutiva melhor zagueiro da Série A2 do Campeonato Paulista, pela Portuguesa Santista, e destacar-se pelo Caxias na Série C do Campeonato Brasileiro, o zagueiro Lucas Cunha foi convidado pela Federação Paulista de Futebol (FPF), através de Renato Almeida, diretor de integração e desenvolvimento da entidade, para uma troca de experiências, informações e ideias.
– Nós atletas vemos apenas o resultado final que é o dia do jogo, mas por trás tem toda uma estrutura muito bem organizada para poder proporcionar o “jogo” para nós. Fui ouvido sobre ideias no futebol, sobre a minha carreira, sobre sobre o caso de não poder terminar o ano na Série B por conta da regra da CBF de não permitir jogar mais de duas competições nacionais por equipes diferentes, inclusive com apenas um jogo na Copa do Brasil – disse.
A temporada de Lucas Cunha foi de muito destaque. O zagueiro encerrou o ano com o Caxias com 3.161 minutos jogados e três gols marcados. Na ocasião, Lucas Cunha comentou sobre a importância de estar presente nesses momentos com uma grande instituição esportiva.
– Esse contato para mim é muito válido, porque eu planejo estar dentro do futebol no futuro e até mesmo dentro da Federação. Acredito que mais atletas profissionais dentro da FPF podem somar muito, em palestras, em ideias, em conteúdos importantes na formação. Fui muito bem recebido, é uma organização espetacular, não é atoa que o futebol paulista é exemplo para os demais estados. Essa aproximação: atleta e federação é essencial, essa inclusão se faz necessária em vários sentidos e todos em prol de um futebol cada vez melhor e mais organizado – explicou.
No bate-papo com integrantes da Federação Paulista de Futebol, Lucas Cunha ressaltou a seriedade do trabalho da instituição e expôs que lhe foi explicado sobre transição de atletas, arbitragem e tabelas dos campeonatos.
– Na visita, pude entender como são feitas as tabelas dos campeonatos, fui ouvido sobre a arbitragem, sobre a transição de atletas, fui munido de informações para o futuro. Isso é algo importante, saber de tudo isso faz parte dos meus planos para o futuro – encerrou.