O Botafogo alcançou a primeira vitória na Sul-Americana de 2023 após golear o César Vallejo (PER) por 4 a 0 no estádio Nilton Santos. Após a partida, o técnico Luís Castro rasgou elogios à equipe alvinegra e classificou como a melhor exibição do ano.
– Talvez tenha sido a melhor exibição. Contra o São Paulo já tinha sido uma boa partida, mas de forma diferente diferente. Com bom momento defensivo e ataques rápidos a equipe tinha dado mostras de segurança. Hoje, talvez tenha sido de forma global, contando os dados da primeira e da segunda parte, a melhor exibição da equipe no ano em uma competição que nós gostamos muito de disputar – analisou o português.
+ Eduardo comemora vitória e destaca pensamento: ‘Ajudar o Botafogo’
As mudanças que Luís Castro tem feito no meio-campo chamam atenção. Nesta noite, a dupla de volantes Danilo Barbosa e Lucas Fernandes vem ganhando chances.
– Os volantes ideias são os que mais trabalham e têm êxito na semana. É pela semana, não pelo nome. Não há estatutos, não creio em encontrar um 11 ideal pelo estatuto, é pelo que fazem na semana. É assim que funcionamos, eles sabem que para mim a justiça estará sempre no que é minha observação no trabalho. O que quero dizer é que em 30, só podem ir 11, e sempre ficam jogadores que trabalham muito e têm qualidade – explicou.
Luís Castro foi perguntado sobre a rodagem do elenco. Ele destacou que os jovens terão a oportunidade a cada jogo por conta do calendário recheado, mas destaca que têm que ser tratados com cautela.
– A sequência de jogos não é para os mais jovens, meia idade ou mais velhos, é para o elenco. O elenco olha sempre para essa sequência de jogos com responsabilidade, no qual estão incluídos os jovens. São jogadores de grande futuro, talento, e que devem ser tratados com muito cuidado. Assim vão crescendo até o dia de serem fixados. Não gosto que sejam idolatrados, como salvadores, são jovens que vão ter suas oportunidades por mérito.
O treinador do Alvinegro também afirmou que a equipe mostrou evolução nos últimos jogos e comemora a sequência de vitórias.
– A equipe está mais estável e consegue se dividir pelos três corredores, mas talvez a paz tenha conseguido a paz pelos resultados, nove jogos sem perder é uma sequência boa, quatro vitórias seguidas é uma sequência boa, é uma equipe resgatada de um mundo de críticas.
Agora, o Botafogo vira a chave. Na próxima segunda-feira, enfrenta o Bahia às 20h pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro, em que tem 100% de aproveitamento com a vitória sobre o São Paulo na estreia. Na Sula, a próxima partida é contra a LDU, também no Rio, no dia 04 de maio.