O Botafogo é líder isolado do Campeonato Brasileiro após vencer o Fluminense por 1 a 0, no Nilton Santos, neste sábado. Em coletiva, o técnico Luís Castro elogiou a dedicação dos jogadores e explicou que a estratégia foi implementada durante a partida por conta do estilo de jogo de Fernando Diniz.
– Nós tornamos mais acessível o que é extremamente complexo. Jogar contra o Fluminense do Diniz é uma obra forte que temos de desenvolver e construir durante o jogo. O Fluminense tem a cara do Diniz. um grande treinador. E tem revelado durante toda essa passagem do Diniz pelo Fluminense uma grande eficácia. Há pouco tempo o Fluminense ganhou de cinco na Libertadores. Meus jogadores foram extremamente competentes. Como é normal dos jogadores do Botafogo, entregaram-se completamente ao jogo. Aquilo que estava delineado para o jogo, fizeram exatamente. Fizeram o que planejamos defensivamente. Nunca nos desequilibramos durante o jogo. Mantivemos equilíbrio defensivo que nos fez ganhar bolas altas e na zona média. Nunca abaixamos nosso bloco.
– Nós sabíamos que tínhamos de ser rigorosos com a estratégia do jogo. A dinâmica que os 11 jogadores iriam colocar na defesa era importante. Nenhum jogador poderia falhar. Correr para trás é mais difícil do que correr para frente. Então, tínhamos de ser eficazes. Falar para mim é fácil, executar é extremamente difícil. Quero enaltecer os jogadores e todo o elenco – destacou.
O treinador destacou também que não vai priorizar competição. O jogador que estiver melhor irá atuar em campo mesmo com calendário extenso.
– Quem estiver bem vai para o jogo. Não faz sentido priorizar competições em um clube grande como o Botafogo. Há algo decisivo no nosso caminho: todos têm de entender que somos grandes. Então, temos de tratar o dia a dia como tal. Clube grande… todas as competições são importantes.
Líder isolado do Brasileiro com 18 pontos, o Alvinegro volta a campo na próxima quinta-feira, pela Copa Sul-Americana. Encara o César Vallejo, pela quarta rodada do Grupo A, fora de casa, às 21h (de Brasília). O Botafogo é segundo colocado na chave, com cinco pontos, dois a menos do que a LDU.