Esportes olímpicos
Luisa Stefani e Rafael Matos são finalistas do Australian Open
— Continua depois da publicidade —
Luisa Stefani e Rafael Matos representarão o Brasil na final de duplas mistas do Australian Open. Com direito a sessão noturna na Rod Laver, principal quadra do torneio, nesta quarta-feira (25), a dupla 100% brasileira venceu de virada a parceria entre os australianos Olivia Gadecki e Marc Polmans pelas parciais de 4-6, 6-4 e 11-9.
Será a primeira vez de ambos os tenistas em uma final de Grand Slam. Na semi, Stefani e Matos tiveram um bom início de jogo, abrindo 3-1. No entanto, a dupla australiana ‘acordou’ para a partida e fecharam o primeiro set por 6/4. No segundo set a disputa continuou acirrada, mas foi a vez dos brasileiros conseguirem quebrar o saque da dupla adversária no sétimo game, e levar a vitória do set por 6/4, confirmando o tie break.
Com muita emoção, salvando até match point dos australianos, Luisa Stefani demonstrou mais uma vez que tie breaks são a sua especialidade. Empatados por 9 a 9, os brasileiros souberam sofrer e com uma devolução na paralela, Luisa fechou o jogo garantindo vaga do Brasil na final.
Os adversários de Luisa e Rafael na final em Melbourne serão os experientes indianos Rohan Bopanna e Sania Mirza, que joga o último slam de sua carreira.
Se confirmarem a conquista do título do Australian Open, a dupla entra para a história como a primeira composta inteiramente por brasileiros a ser campeã de um Grand Slam.
Anteriormente, em 1982, os brasileiros Cássio Mota e Claúdia Monteiro chegaram a final do Roland Garros, no entanto, foram vice-campeões na ocasião. Maria Esther Bueno, Bruno Soares, Marcelo Melo e Thomaz Koch foram campeões de slams em duplas, mas todos ao lado de parceiros europeus.
Luisa Stefani e Rafael Matos estão invictos como dupla desde que se uniram para a disputa das partidas de mistas na United Cup, neste início de temporada na Austrália. Até aqui os brasileiros jogaram seis jogos, vencendo os seis disputados.