Uma reunião na tarde desta terça-feira (05), definiu a saída de Ana Moser do Ministério do Esporte. O presidente Luis Inácio Lula da Silva convocou a ministra para uma reunião de cerca de uma hora no Palácio do Planalto e comunicou o afastamento da pasta.
A demissão de Ana Moser faz parte da reforma ministerial que o presidente fará nas próximas horas. O objetivo é aprir espaço para o PP e para o Republicanos no foverno federal.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram
Com a saída de Ana Moser, o comando do Ministério do Esporte deve ser entregue por Lula para o deputado André Fufuca (AM). Atualmente ele é o líder do PP, mesmo partido do presidente da Câmara, Arthur Lira.
Ainda com base nesta reforma, Lula deve nomear o deputado Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) como ministro dos Portos e Aeroportos, cargo ocupado hoje por Márcio França (PSB).
O anúncio oficial das mudanças de ministros deve ser feito até o final desta semana, quando o petista tiver batido o martelo sobre todas as alterações.
A Comissão de Atletas do Comitê Olímpico do Brasil (COB) emitiu nota defendendo a permanência de Ana Moser como ministra do Esporte:
O esporte não é moeda de troca. Nos sentimos envergonhados e desprestigiados, vendo que o esporte no Brasil continua sendo encarado como algo menor. A ministra Ana Moser tem o nosso apoio e o da comunidade esportiva para continuar avançando rumo às mudanças necessárias na estrutura da política pública de esporte do país, visando a democratização de seu acesso a todas as brasileiras e brasileiros.