Corinthians

Luta contra o rebaixamento, eliminações e reviravolta histórica; Confira o retrospecto do Corinthians

Entre momentos turbulentos e reviravolta no final da temporada, Timão vive um ano cheio de momentos marcantes. Veja retrospecto do Corinthians em 2024

(Foto: Rodrigo Coca/ Agência Corinthians)

O ano de 2024 do Corinthians foi um acontecimento. É possível listar uma série de episódios que marcaram a movimentada temporada do clube Alvinegro. Um ano que tinha tudo para ser desastroso, após uma inesperada reviravolta, terminou com boas perspectivas para 2025.

O Corinthians encerrou o Campeonato Brasileiro na 7ª colocação, com 56 pontos, e conquistou vaga para a pré-Libertadores de 2025. O clube terminou o ano com o artilheiro da competição, Yuri Alberto, autor de 15 gols, e o garçom do campeonato, Rodrigo Garro, com 11 assistências.

Yuri Alberto, artilheiro e importante para a temporada do Timão. (Foto: Rodrigo Coca/ Agência Corinthians)

Apesar de parecer um ano com bons resultados, o clube passou por momentos difíceis: durante 24 rodadas, o time lutou contra o rebaixamento, amargou eliminações dolorosas nas semifinais da Copa do Brasil e Sul-Americana, e completou a quinta temporada consecutiva sem títulos. Entre despedidas, grandes contratações e reviravoltas emocionantes, confira a retrospectiva com os momentos mais marcantes do Timão em 2024.

Início de ano repleto de polêmicas

A gestão de Augusto Melo começou com promessas grandiosas, mas rapidamente gerou insatisfação da torcida devido à falta de resultados concretos. Reformulações no elenco trouxeram nomes como Garro e Matheuzinho, mas também causaram saídas marcantes, como Gil, Renato Augusto e Fábio Santos. No campo, o desempenho foi desastroso. O Corinthians perdeu cinco das seis primeiras rodadas do Paulista, incluindo uma quebra de tabu em casa contra o São Paulo. Mano Menezes, técnico que comandava a equipe, foi demitido. António Oliveira assumiu a equipe, mas não houve tempo o suficiente para o time se recuperar e classificar para o mata-mata do Estadual.

Turbulento início no Brasileirão

A saída do grande ídolo da Fiel, Cássio, no dia 18 de maio, foi um dos momentos mais difíceis para a torcida. Após 12 anos defendendo o clube, conquistando títulos como a Libertadores e o Mundial de 2012, o goleiro encerrou seu ciclo em meio a falhas e desgaste, perdendo espaço para Carlos Miguel antes de se transferir para o Cruzeiro. O drama continuou com a saída inesperada de Carlos Miguel, deixando o Corinthians sem uma referência no gol. O Timão venceu apenas um dos primeiros 12 jogos do Brasileirão e o treinador português não resistiu à derrota para o Palmeiras no Allianz Parque, no primeiro turno. O Corinthians se colovaca como sério candidato ao rebaixamento

Inesperada reviravolta

Após a crise e a perda de seus goleiros titulares, a chegada de Hugo Souza marcou uma virada de chave e renovou as esperanças da torcida. Contratado por empréstimo após destaque no futebol português, Hugo se consolidou como titular e viveu sua noite de glória ao defender três pênaltis consecutivos nas oitavas de final da Sul-Americana contra o Red Bull Bragantino, classificando o Timão para as quartas de final. Essa atuação heroica transformou Hugo em um dos novos queridinhos da Fiel.

Hugo Souza ajudou o Timão em diversos momentos da temporada. (Foto: Rodrigo Coca/ Agência Corinthians)

Outro marco foi a bombástica contratação de Memphis Depay, um craque com passagens em grandes clubes europeus. O holandês, segundo maior artilheiro da história de sua seleção, chegou ao Corinthians em setembro com status de estrela. Após um início tímido, Depay brilhou com um golaço de falta contra o Athletico Paranaense. A partir desse momento, sua presença foi decisiva para a incrível reação do Timão, contribuindo para uma sequência histórica de vitórias e colocando o Corinthians de volta ao cenário de destaque no futebol brasileiro. Sua chegada não apenas elevou o nível técnico do elenco, mas também trouxe confiança e ânimo para a torcida.

Memphis Depay em apresentação para a torcida do Corinthians. (Foto: Rodrigo Coca/ Agência Corinthians)

Reta final histórica no Brasileirão

A vitória por 2 a 0 sobre o Palmeiras, diante de uma Neo Química Arena lotada, foi um dos momentos mais marcantes da reta final. Além de encerrar um jejum de três anos contra o maior rival, o Timão teve uma atuação irretocável, com gols de Rodrigo Garro e Yuri Alberto, que inflamaram a torcida e mostraram a confiança para a arrancada no campeonato. Essa vitória foi considerada a virada de chave para o time, que embalou no Brasileirão e começou a mostrar sua força.

O Corinthians registrou um feito inédito: nove vitórias consecutivas, acumulando 27 pontos e transformando um ano de desesperança em uma reta final histórica. Com a segunda melhor campanha do returno, atrás apenas do Botafogo, o time escapou do rebaixamento e garantiu a vaga para a pré-Libertadores.

Além disso, a torcida encerrou o ano lançando uma campanha de doações para ajudar o clube a quitar sua dívida com a Arena, arrecadando mais de R$ 34 milhões. O Timão fechou 2024 com orgulho, expectativas renovadas e expectativa de um 2025 brilhante.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo