O Atlético-MG anunciou, na última sexta-feira (5), a contratação do zagueiro Lyanco, ex-atleta do Southampton-ING. O clube brasileiro vem apresentando um desempenho muito fraco defensivamente na temporada e o reforço pode ajudar o Galo a melhorar o quesito gols sofridos.
+ Galo ganha reforço após eliminação na Copa América
A janela de transferências ainda pode mexer com algumas peças no setor de zaga do Atlético. A SAF tem uma negociação engatilhada com Júnior Alonso e o jogador pode ser anunciado nos próximos dias. No Campeonato Brasileiro, o Galo atingiu a marca negativa de 20 gols sofridos, ou seja, a quarta pior defesa da competição.
O sistema defensivo atual do Atlético não consegue transmitir segurança aos torcedores e vem sofrendo goleadas em vários jogos. Uma outra estatística que chama atenção é a quantidade de jogos que o time de Milito toma gols. O elenco passa por uma sequência de 9 partidas consecutivas sendo vazado, fator que também incomoda o técnico argentino.
Na última partida, o comandante comentou sobre a fase negativa: “Temos que resolver urgentemente para que sejamos mais competitivos”. Assim, o novo contratado já deve ter missão difícil no Atético. Lyanco se destaca por ser um zagueiro firme nas divididas e com boa saída de bola, dois aspectos precários atualmente no Galo.
A realidade do Atletico no momento é que Milito confia mais no volante Battaglia atuando como zagueiro do que em todos os jogadores de origem na posição. Igor Rabello, Rômulo, Bruno Fuchs e Mauricio Lemos não passam confiança e não demonstram ter qualidade o suficiente para assumir uma vaga como titular do clube. Por esse motivo, Lyanco deve ser escalado já nos próximos jogos para, se possível, erradicar a crise do Galo em 2024.
Acertando a vinda de Lyanco e próximo de confirmar o retorno de Alonso, o Galo pode finalmente se organizar na primeira linha e passar a focar em outros setores do campo. Por enquanto, a negociação com o volante Fausto Vera está travada e parece longe de se aproximar de um desfecho.
Recentemente, o diretor Victor respondeu algumas questões sobre a compra do jogador. Ele argumentou que tem uma visão positiva em relação ao negócio com o Corinthians. “Na verdade, está em aberto. Tem uma certa complexidade, mas espero que a gente consiga evoluir.” O Atlético ainda pode fazer mais movimentações para reforçar o enxuto e desfalcado elenco para o restante da temporada.