Nesta manhã de domingo, a natação brasileira garantiu vaga nas semifinais dos 200m livre feminino das Olimpíadas de Paris 2024. Maria Fernanda Costa, a Mafê, representará o Brasil na disputa em busca da finalíssima, na tarde deste domingo (28), na Arena Paris La Défense, a partir das 16h50 (horário de Brasília).
Após quatro baterias, as 16 semifinalistas dos 200m livre foram definidas. Para avançar, Mafê Costa terminou a segunda bateria na quarta colocação, ficando a 37 centésimos da primeira colocada, e registrou o oitavo melhor tempo na classificação geral, batendo 1min56.65. A australiana O’callaghan liderou o ranking, com 1min55.79, e Diaconescu, da Romênia, fechou a lista de classificadas às semifinais com o 16° melhor tempo, marcando 1min59.29.
Caso se classifique, a brasileira participará de sua segunda final de natação na atual edição dos Jogos Olímpicos. Na tarde do último sábado (27), Mafê fez história na disputa por medalhas nos 400m livre feminino, sendo a primeira mulher a representar o Brasil na modalidade em 76 anos. A nadadora fechou a prova com 4min03.53, com o sétimo melhor tempo.
Mirando a final dos 200m livre, Maria Fernanda precisa garantir um espaço entre as oito primeiras na classificação geral para seguir na competição. O ranking com as classificadas será definido em duas baterias.
Além de Mafê, que representa o Brasil no feminino, Guilherme Cachorrão, promessa brasileira do masculino, também disputou a final dos 400m livre, no sábado (27), e estava inscrito para as provas dos 200m livre deste domingo, mas foi poupado pela comissão técnica, para disputar os 800m livre masculino.