Automobilismo

‘Mais rápido e divertido’; pilotos da F1 reagem às mudanças em Abu Dhabi

Circuito de Yas Marina em Abu Dhabi recebeu modificações para 2021.

Publicado em

Foto: Divulgação / Formula 1
— Continua depois da publicidade —

O circuito de Yas Marina, em Abu Dhabi, anunciou as mudanças para o traçado em junho de 2021, com alterações em algumas das curvas da pista para este ano. A tentativa é facilitar ultrapassagens na corrida que fecha o calendário da Fórmula 1 e que está com contrato renovado até 2030.

Circuito de Yas Marina espera mais ultrapassagens com novo traçado (Divulgação / F1)

Primeiramente, na curva 7, eliminaram as chicanes para formar uma curva única, mais rápida e mais larga. A estratégia se repete nas curvas 11 a 14, que também se tornaram uma curva única após a zona de DRS. A última alteração é no último setor, das curvas 17 a 20, com raio de curvatura maiores para ser ‘mais rápido e fluído’.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Publicidade

Até o momento, é um sucesso. Depois das duas primeiras sessões de treinos livres em Abu Dhabi, os pilotos da Fórmula 1 compartilharam suas opiniões e visões sobre as mudanças, como foi a experiência de dentro do carro e o que esperam também para a corrida do domingo, 12. A principal opinião é de que, agora, é uma pista muito mais divertida, como colocou Max Verstappen: “Eu penso que deixa mais divertido de pilotar. Quer dizer, no geral, curvas mais rápidas são mais divertidas, então considero que foi uma mudança positiva”.

Max Verstappen chega nos Emirados Árabes Unidos sendo líder do campeonato por uma vitória a mais na temporada (Divulgação / Red Bull Racing)

O bicampeão da Fórmula 1, Fernando Alonso, também elogiou a pista dos Emirados Árabes Unidos, e espera ver os resultados dessas mudanças na corrida do domingo, após ser o sexto mais rápido nos dois treinos livres:

— Sim, eu penso que as mudanças são legais, estão boas de dirigir, e eu acho que o circuito está um pouco mais divertido. Agora falta vermos no domingo se isso vai produzir mais ultrapassagens, mas eu penso que numa volta única está mais divertido. Está um bom traçado para nós com as modificações, então estamos felizes e prontos para correr amanhã.

Alpine foi destaque nos últimos GPs, sendo 3ª no Catar e 4ª na Arábia Saudita (Divulgação / Alpine F1 Team)

O Príncipe das Astúrias também deve desejar mais ultrapassagens na sua disputa pessoal com os experientes Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen pelo título de mais ultrapassagens feitas na temporada. Até aqui, são 127 do alemão, contra 125 e 121 do espanhol e do finlandês, respectivamente. O tetracampeão pela Red Bull também elogiou as alterações em Abu Dhabi:

— Eu acho que é muito bom, eu gosto. Faz o circuito ser muito mais rápido então é bem emocionante. Eu penso que algumas curvas estranhas desapareceram e agora temos novas. Especialmente a curva inclinada na 9 é bastante divertida. Ainda estou aprendendo um pouco mas parece muito divertida.

Sobre Kimi Raikkonen, que vai para sua última corrida da carreira na Fórmula 1 neste fim de semana, ainda tem suas dúvidas sobre uma das mudanças no circuito, mas não atribuiu isso ao seu acidente no treino livre 2, quando bateu a traseira do carro na curva 14:

— Eu só perdi a traseira e infelizmente não tinha muito espaço e fui para a parede, mas essas coisas acontecem. Eu sofri um pouco aqui e ali por algumas razões diferentes mas foi uma sexta-feira normal e estávamos fazendo testes para ver o que acontecia. […] Eles tiraram uma das boas oportunidades de ultrapassagem na curva 9. É uma boa mudança, mas eles deviam ter feito uma curva lenta, porque numa mais rápida fica difícil de ultrapassar. Algumas vezes você tenta imaginar o que eles pensavam quando fizeram as mudanças mas está ok, é diferente.

O traçado mais rápido e fluído, além de receber elogios de estar muito divertido, será o palco da decisão da Fórmula 1. Com Max Verstappen e Lewis Hamilton chegando empatados em 369.5 pontos, a pista que antes aparentemente era favorável para a Red Bull, pode agora ter a Mercedes como favorita. A classificação com todos andando no limite do novo traçado de Abu Dhabi será no sábado, 11, às 10h. Já a última corrida da temporada é no domingo, 12, com largada marcada para as 10h.

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile