A negociação do Manchester United com o Sporting pela contratação do técnico português Rúben Amorim avançou. Os Leões emitiram um comunicado nesta terça-feira anunciando que o clube inglês pagará a multa rescisória do treinador e deve substituir Erik Ten Hag, que foi demitido na última segunda-feira.
Os Diabos Vermelhos vão desembolsar 10 milhões de euros (R$ 61,6 milhões) para que Amorim seja liberado de Alvalade. A equipe de Lisboa emitiu um comunicado em que diz que o clube inglês tem interesse em pagar a multa rescisória de Amorim.
– O Manchester United manifestou interesse em contratar o treinador Rúben Amorim, tendo o conselho de administração da Sporting SAD repassado os termos e condições previstos no contrato de trabalho em vigor entre a sociedade e o treinador, em concreto para a respectiva cláusula de rescisão e para o valor de 10 milhões de euros. O Manchester United manifestou interesse em pagar à Sporting SAD o valor da referida cláusula – afirmou um comunicado do clube.
As SADs (Sociedades Anônimas Desportivas) são o equivalente das SAFs no Brasil, elas são obrigadas a informar prioritariamente à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) sobre negociações do clube que estão em processo. Com isso, o Sporting confirmou à imprensa o interesse do clube inglês na contratação do técnico.
A ida de Amorim ao Manchester United depende apenas do pagamento de sua multa por parte dos ingleses e da assinatura do contrato do técnico com o clube. Segundo o jornal “A Bola”, os Diabos Vermelhos devem enviar representantes a Portugal ainda nesta terça-feira para concluir as negociações e o pagamento.
Rúben Amorim foi meia, mas teve uma carreira curta e se aposentou em 2016 e decidiu se tornar técnico. Começou sua trajetória fora das quatro linhas como auxiliar no Casa Pia, depois foi para o time B do Braga em 2019. No entanto, no começo de 2020, foi chamado para comandar a equipe principal após a demissão de Ricardo Sá Pinto. Em apenas três meses comandado a equipe principal dos Minhotos, Amorim conquistou a Taça da Liga de Portugal na temporada 2019/2020 após derrotar o Porto na final e conquistou a primeira vitória sobre o Benfica no Estádio da Luz em 65 anos.
Isso chamou a atenção do Sporting, que pagou sua cláusula de 10 milhões de euros para tirar o treinador do Braga. Ele teve impacto imediato no Alviverde, e em sua primeira temporada completa conquistou o Campeonato Português, quebrando um jejum de quase duas décadas. Depois disso, conquistou todos os títulos possíveis dentro do futebol português.
Vale lembrar que Rúben Amorim teve seu nome especulado em outras grandes equipes dentro do futebol europeu. Ele foi um dos nomes cotados para substituir Jürgen Klopp no Liverpool e teve seu nome cotado no Bayern de Munique.