Bahia

Mano destaca sequência positiva e revela orgulho defensivo: ‘Estamos muito felizes’

Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia

O Bahia venceu o Botafogo na noite deste domingo (8) por 1 a 0 em jogo válido pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com gol de Rodriguinho, em um pênalti polêmico marcado aos 49 minutos do segundo tempo, o Bahia conseguiu respirar um pouco mais aliviado e afundou o rival no Z4.

Para o Bahia foi uma partida para se comemorar, além da vitória em si, o segundo jogo seguido sem ter a defesa vazada – primeira vez que isso acontece desde o dia 30 de julho, quando o time passou três jogos sem ser vazado (contra Fluminense de Feira e Jacuipense, pelo Estadual, e Confiança, pela Copa do Nordeste) -, o que era um problema recorrente do Esquadrão.

Na entrevista coletiva após a vitória sobre o Botafogo, Mano Menezes, técnico do Bahia, demonstrou que está mais tranquilo com o desempenho defensivo da equipe nos últimos dois jogos e ressaltou que essa solidez faz parte da evolução da equipe.

Acredito muito que uma equipe para mudar a chave, dentro de uma temporada, ela precisa mesmo é fazer uma sequência de resultados positivos como começamos agora. Não basta você vencer uma e depois perder uma, ou vencer muito alternado, porque isso não dá a confiança necessária para você se tornar forte. Primeiro dentro do teu grupo, e segundo perante os teus adversários. Sequenciar resultados positivos é fundamental para aliar boas atuações, como a equipe fez na maioria desses jogos, com o resultado de tabela.

+Confira as atuações dos jogadores na partida entre Bahia x Botafogo

CONFIRA TRECHOS DA COLETIVA

Análise do jogo

Esperava um grau de dificuldade grande em função disso (desgaste físico), pois o adversário havia jogado na terça-feira e nós na quinta-feira. Então esperava até um desgaste maior da equipe, mas o que nos deixou orgulhosos foi a busca pelo resultado positivo até o final, a postura da equipe, a capacidade de superação, a entrega dos jogadores. Estamos muito felizes com a semana que conseguimos construir juntos.

Dificuldades contra o Botafogo

Eu sabia que iríamos enfrentar isso mesmo. A gente sabia que ia ter uma capacidade de superação maior, que o jogo poderia não ser brilhante porque não teríamos condição de entregar esse jogo brilhante. Entendo que iniciamos com uma certa dificuldade, depois fomos encaixando. E com a entrada natural de Gilberto, que não tinha condições de jogar mais de 25-30 minutos, e de outros jogadores como Rodriguinho, que deram uma experiência a mais para a equipe nesse último toque, Marco Antônio que deu à força que a equipe precisava, a equipe começou a pressionar com um pouco mais de oportunidade e encontramos o caminho para ter a felicidade de marcar o gol no final.

Defesa com dois jogos sem ser vazada

Me deixa (tranquilo), porque estamos buscando essa melhora. É necessário, ao meu ver, que tenhamos essa melhora para que ela acompanhe, paralelamente, a produção ofensiva que temos. Hoje, se analisarmos os números frios do Campeonato Brasileiro, o que está sustentando a colocação é a parte ofensiva, porque como defesa, somos a segunda defesa pior entre os 20 clubes. Então não tenha dúvida que para o segundo turno temos que ter uma melhora para que não fique tão sobrecarregada a parte ofensiva.

Desgaste acentuado

Sentiu (sobre a equipe ter sentido o desgaste da partida). Não tenha dúvida que sentiu. Mas volto a repetir: a equipe vem ganhando muito condicionamento, vem ganhando muita força. A gente conseguiu enfrentar o Botafogo com mais força até e por isso conseguimos lutar até o final pelo resultado positivo.

O Bahia volta a campo na próxima quarta-feira (11), às 18h45, contra o Fortaleza na Arena Fonte Nova, em jogo atrasado da 18ª rodada do Brasileirão. O Esquadrão é o 14º colocado do campeonato com 22 pontos e o Fortaleza é o 11º colocado, com 24 pontos somados.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo