Futebol Internacional
Mão na taça: Real Madrid derrota o Granada e fica a uma vitória do título espanhol
— Continua depois da publicidade —
A conta é simples: o Real Madrid precisa de apenas dois pontos para se sagrar campeão espanhol pela 34ª vez. O passo quase definitivo foi dado nesta segunda-feira, após a nona vitória consecutiva da equipe comandada por Zidane. Fora de casa, os merengues derrotaram o Granada por 2 a 1, com gols de Ferland Mendy e Karim Benzema, e podem ser campeões já na próxima quinta-feira, com uma rodada de antecedência. Darwin Machís marcou o único gol dos donos da casa, que quase arrancaram o empate no fim da partida.
CONTAGEM REGRESSIVA
O Real Madrid alcançou os 83 pontos e recuperou a vantagem de quatro pontos para o vice-líder Barcelona (79). Dessa forma, precisa de apenas dois pontos nas duas rodadas finais para garantir o título matematicamente e sem depender de outros resultados. A confirmação pode vir na próxima rodada, na quinta-feira, em caso de vitória sobre o Villarreal ou qualquer tropeço do Barcelona contra o Osasuna. Já o Granada permanece na 10ª posição, com 50 pontos, e ficou mais longe do sonho de se classificar para a Liga Europa.
OS 90 MINUTOS
O técnico Zinedine Zidane surpreendeu, escalou o Real Madrid com cinco meio-campistas e tinha um objetivo claro: manter o controle da posse de bola e pressionar o Granada no campo de ataque. E a estratégia funcionou muito bem na primeira etapa. Foram 72% de posse de bola e, em apenas 15 minutos, os merengues abriram 2 a 0.
Os gols, inclusive, tiveram duas semelhanças: ambos saíram pelo lado esquerdo do ataque e foram marcados por franceses. Primeiro, aos 9′, o lateral Mendy recebeu passe de Casemiro, fez uma bonita jogada individual e bateu forte para abrir o marcador. Em seguida, Benzema foi lançado por Modric, cortou para o meio e ampliou, sem chances para o goleiro Rui Silva. Após pausa para hidratação, o Granada corrigiu os erros defensivos, mas não levou perigo ao gol do Real Madrid.
Na volta do intervalo, o Granada precisou de apenas quatro minutos para entrar no jogo de novo. Casemiro cochilou, perdeu a bola no meio de campo e deu o contra-ataque para os adversários. Herrera lançou Machís e o venezuelano bateu de primeira para diminuir a vantagem merengue. Sem o mesmo domínio do primeiro tempo, Zidane colocou Asensio e Rodrygo em campo, mas os donos da casa continuaram no ataque em busca do gol de empate. E ele quase veio aos 40 minutos da etapa final. Antonin bateu de voleio e obrigou Courtois a fazer bela defesa. Na sequência do lance, Azeez completou cruzamento, com o goleiro belga ainda batido, e Sergio Ramos salvou em cima da linha.
+ Melhor defesa, nova casa… Veja 10 motivos para a grande fase do Real Madrid
LONGO TABU
Após tirar pontos de Barcelona e Atlético de Madrid no Estádio Los Cármenes nesta temporada, o Granada queria surpreender o líder Real Madrid e acabar com um tabu de mais de sete anos. No entanto, o clube não repetiu as boas atuações recentes e acumulou a 10ª derrota consecutiva para os merengues. A última vitória do Granada sobre o Real foi na temporada 2012/13, quando Cristiano Ronaldo marcou um gol contra e determinou o 1 a 0 do clube vermelho e branco.
SEQUÊNCIA NO ESPANHOL
O Real Madrid volta a campo na quinta-feira contra o Villarreal, precisando de apenas uma vitória para garantir o título. A partida será no Alfredo Di Stéfano, às 16h (horário de Brasília). Simultaneamente, o Barcelona recebe o Osasuna e qualquer tropeço também acaba com as chances do clube catalão ser campeão. Já o Granada visita o 19º Mallorca , que ainda luta contra o rebaixamento.
Siga o perfil do Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook