Corinthians

#Maraca70ENM: Corinthians campeão Mundial em 2000

Publicado em

Foto: Divulgação/Corinthians
— Continua depois da publicidade —

No dia 14 janeiro de 2000, após empatar 0 a 0 no tempo normal, o Corinthians venceu o Vasco na disputa de pênaltis e se tornou campeão Mundial de Clubes, no Maracanã.

O torneio, organizado pela FIFA, entidade máxima no futebol, tinha como objetivo substituir as competições intercontinentais anteriores. Porém, isso só aconteceu de fato em 2005. Na época, o Corinthians era o atual bicampeão brasileiro (1998/1999) e foi convidado a jogar o Mundial como país sede.

Adílson Batista, atual treinador e zagueiro do Timão naquela decisão, falou com exclusividade ao Esporte News Mundo sobre a importância do torneio.

Publicidade

— Eu considero o primeiro torneio criado pela FIFA. Hoje, já tem novas fases, já mudou de sede, é em Yokohama, às vezes no Marrocos ou em Dubai. Então, eu me considero campeão e era importante sim — disse.

— É evidente que alguns acham que era torneio de verão, outros falam que o Real Madrid veio passear, o Manchester (United) veio passear. Só que você entra ali para jogar, todo mundo joga de verdade […] Eu relembro a final, entrando no túnel e do outro lado tinha Helton, Carlos Germano, Jorginho, Júnior Baiano, Gilberto, Felipe, Mauro Galvão, Juninho (Pernambucano), Viola, Romário, Edmundo. Então é um jogo de verdade — concluiu.

Em pé (da esquerda para direita): Dida, Kléber, Fábio Luciano, Vampeta, Ríncon e Adílson Batista.
Agachados (da esquerda para direita): Luizão, Índio, Ricardinho, Marcelinho Carioca e Edílson.
Foto: Divulgação/Instagram @f.luciano3

Quem também conversou com exclusividade com o Esporte News Mundo foi Fernando Wanner, historiador do Corinthians, que exaltou o nível da competição.

— Foi o primeiro Mundial realizado pela entidade máxima do futebol. Então, todos os clubes se prepararam da melhor forma para vencer esse campeonato. O Corinthians entrou como representante do país sede e os jogadores jogaram o máximo possível. Deram toda a garra, raça, técnica, se entregaram de corpo e alma. Penso que foi até mais (importante) que em 2012 — analisou.

Estima-se que pelo menos 25 mil corinthianos estavam presentes no estádio para prestigiar o primeiro título Mundial da história do Timão. Adílson Batista comentou a festa da fiel.

— O Maracanã cheio. A torcida do Corinthians invadiu. A torcida do Corinthians é apaixonante mesmo. A fiel foi e nos ajudou. Foi um jogo duro, bem disputado, digno de final, que você tem poucas chances de gol — disse.

— Você tem um bloqueio e uma recomposição melhor. Uns cuidados melhores. Então, foi um jogo bem gostoso — completou .

RECORDE DE AUDIÊNCIA NA TV BANDEIRANTES

A TV Bandeirantes era detentora dos direitos de transmissão do Mundial de Clubes de 2000. Graças a competição, a emissora teve a maior audiência da sua história, com 53 pontos.

— Esse Campeonato Mundial da Fifa simplesmente foi transmitido para 200 países. A FIFA vendeu os direitos para a TV Bandeirantes e a final da competição foi a maior audiência da TV Bandeirantes de todos os tempos. A gente pode colocar tranquilamente que o Sport Club Corinthians Paulista sempre considerou esse título (Mundial) como de suma importância. É um título histórico, indescritível e inigualável — finalizou Wanner.

Antes de encarar o Vasco na final do Mundial, ainda na fase de grupos, o Corinthians venceu o Raja Casablanca por 2 a 0, com gols de Fábio Luciano e Luizão. Depois encarou o poderoso Real Madrid e emapatou em 2 a 2. Edílson Capetinha foi o autor dos dois gols do duelo. Por fim, Ricardinho e Ríncon garantiram a vitória por 2 a 0 contra o Al-Nassr.

FICHA TÉCNICA – Vasco 0 (3) x (4) 0 Corinthians – Final do Mundial de Clubes 2000

Data: 16/01/2000

Local: Maracanã

Árbitro: Dick Jol – HOL

Vasco: Helton, Paulo Miranda, Mauro Galvão, Odvan, Gilberto; Amaral, Felipe (Alex Oliveira), Juninho Pernambucano (Viola), Ramon Menezes (Donizete); Edmundo e Romário.

Técnico : Antônio Lopes.

Corinthians: Dida, Índio, Adílson Batista, Fábio Luciano, Kléber; Ríncon, Vampeta (Gilmar Fubá), Marcelinho Carioca, Ricardinho (Edu Gaspar); Edílson e Luizão.

Técnico: Oswaldo de Oliveira.

Cartões Amarelos: Ramon, Amaral, Edmundo e Paulo Miranda (Vasco); Índio, Adílson, Vampeta e Luizão (Corinthians).

Pênaltis: Ríncon (Corinthians), Romário (Vasco), Fernando Baiano (Corinthians), Alex Oliveira (Vasco), Luizão (Corinthians), Gilberto (Vasco), Edu Gaspar (Corinthians), Viola (Vasco), Marcelinho Carioca (Corinthians), Edmundo (Vasco).

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile