O judô brasileiro teve quatro representantes disputando o Campeonato Mundial, em Abu Dhabi, nesta quarta-feira. No feminino, Luana Carvalho (70kg) e Ellen Froner (70kg) buscavam a classificação para Paris 2024, mas não avançaram em suas chaves e adiaram o sonho olímpico para Los Angeles 2028. No masculino, Rafael Macedo (90kg), que já está classificado, e Marcelo Gomes (90kg), venceram uma luta cada, mas pararam nas oitavas de final. Os quatro retornam ao tatame na sexta-feira para a competição por equipes mistas.
Leia também:
+ Saltos ornamentais: Ingrid Oliveira e Isaac Souza são convocados para as Olimpíadas
+ VNL: Cuba surpreende e Brasil estreia com derrota em pleno Maracanãzinho
Marcelo estreou com vitória segura por ippon ao estrangular o israelense Li Kochman na primeira rodada e avançou ao segundo combate. Desta vez, parou no ippon do campeão mundial de 2019, Noel Van T End, da Holanda, e encerrou sua participação nas disputas individuais.
Rafael Macedo (90kg) levou um waza-ari, mas recuperou-se com um ippon sobre o campeão europeu Eljan Hajiyev, do Azerbaijão, e avançou às oitavas-de-final, onde enfrentou o japonês Goki Tajima. O brasileiro conseguiu ameaçar o japonês com bons ataques, mas acabou caindo e sofreu um waza-ari.
As eliminações de Ellen Froner e Luana Carvalho nos 70kg feminino tiveram o mesmo roteiro. Ambas acabaram perdendo suas lutas por conta de punições. Ellen perdeu da francesa Margaux Pinot tomando o terceiro shido por falso ataque. Já foi derrotada pela holandesa Hilde Jager com um terceiro shido por postura defensiva. Como resultado das quedas precoces no Mundial de Judô, o Brasil não vai contar com representantes da categoria em Paris-2024.
+ Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.
As disputas do Campeonato Mundial continuam nesta quinta-feira, com mais brasileiros no tatame. Será a vez de Beatriz Souza (+78kg), Leonardo Gonçalves (-100kg) e Rafael Buzacarini (-100kg) lutarem em busca das primeiras medalhas para o Brasil. As eliminatórias começam às 5h e as finais serão a partir das 11h (Brasília).