Revelado pelo Fluminense, o lateral-esquerdo Mascarenhas, atualmente no FC Universitatea Craiova, da Romênia, chegou ao país em janeiro. Seu último clube havia sido o Confiança em 2022, onde atuou por oito jogos. Agora, de volta ao futebol europeu, onde esteve pela última vez no Vitória SC, em 2021, o atleta comenta os primeiros meses em solo romeno e como tem sido a sua adaptação.
“Eu vim sozinho para a Romênia, então, o medo é ainda maior. Porém, meu foco e obsessão pelos meus objetivos são ainda maiores. Fui muito bem recebido quando eu cheguei, então isso foi nos dando confiança e tranquilidade para trabalhar e se adaptar. As maiores dificuldades foram a alimentação e o frio, porque, de fato, é bem diferente do Brasil. Mas a gente precisa comer, né? Não tem jeito. Em relação ao frio, às vezes bate -10°, -12°, então imagina para mim, que sou do Rio de Janeiro e com 20° a gente já põe o casaco?! (risos). Mas, no geral, as dificuldades vão se tornando pequenas quando nós somos bem recebidos, e isso tem me ajudado bastante aqui.”
Siga o Esporte News Mundo no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Koo e TikTok.
Dentre as principais diferenças entre a Romênia e o Brasil, Mascarenhas aponta o clima e o futebol jogado, onde no país europeu, a velocidade é muito mais acentuada do que a cadência que, por vezes, é valorizada em terras brasileiras.
“Se for para destacar as principais diferenças, eu falo do tempo, que aqui é muito frio, e a calmaria. Aqui é muito tranquilo, diferente do Rio de Janeiro que é aquela correria, então tem essa diferença. Já no futebol, a diferença é na velocidade. Aqui é muito mais corrido. Claro que tem a técnica e a qualidade do jogo em si, porém, no futebol brasileiro, por fases, o jogo fica mais cadenciado. Quando eu cheguei aqui, a equipe ainda estava em intertemporada, então deu para dar uma cuidada no físico, focar na adaptação do estilo de jogo e, no dia a dia, com o grupo e comissão, fui tendo uma sequência de jogos, no qual eu estou muito feliz.”
Sem atuar desde maio do ano passado, quando estava no Confiança, Mascarenhas encara esta oportunidade da Romênia como um recomeço. Ele destaca a felicidade pela sequência de jogos que vem tendo com o FC Universitatea Craiova e projeta evolução.
“Eu estou muito feliz com a oportunidade. Eu tinha esse desejo, esse sonho em voltar para Europa. Estou me sentindo muito valorizado e respeitado aqui, pelas pessoas, pelo clube em si, e isso está sendo muito importante para mim, porque eu vinha de momentos complicados mentalmente falando, e esse respeito e acolhimento estão sendo fundamentais. Acredito que seja um recomeço, sim, e as coisas estão acontecendo muito bem. Agora é dar continuidade, continuar trabalhando firme e voltar a dar saltos grandes, que estar em alto nível, fazendo o meu melhor, dando estrutura para minha família e sendo feliz com o futebol.”