O América-MG chega com grandes motivações na Copa Sul-Americana, após a dura classificação nos pênaltis diante do Red Bull Bragantino na Neo Química Arena em São Paulo nesta quinta-feira (10), após um placar de 3 a 3 com um empate do Coelho no minuto final do jogo. Todo essa ascensão na campanha histórica do único clube mineiro vivo em competições internacionais em 2023, conta com a força de um jogador uruguaio no comando de ataque.
O atacante Gonzalo Mastriani, de 30 anos e jogador do Coelho desde 2022, foi decisivo na classificação marcando dois gols no duelo de volta, além de ter feito o gol americano na ida em Belo Horizonte. Com os ‘tentos’ feitos, o uruguaio conseguiu igualar o também atacante Aloísio, com 12 gols cada, como maiores artilheiros do time na temporada.
Olhando especificamente para a competição internacional, Mastriani mostra ainda mais o seu peso na trajetória desde a fase de grupos. Dos 12 gols feitos, oito desde foram marcados na SulA, o que faz o jogador ser o artilheiro isolado do torneio, na frente de Nicolás Fernandez, do Defensa y Justicia, e Federico Santander, do Guarani – PAR. Estes concorrentes possuem seis gols feitos cada.
O uruguaio vem aproveitando a ausência de Aloísio, afastado por lesão muscular na coxa, para tentar se concretizar como uma peça essencial no elenco. Com o técnico recém demitido, Vánger Mancini, Mastriani não vinha sendo bem aproveitado como titular, sempre começando na reserva e raramente completando os 90 minutos em campo quando inicia em campo. Como uma opção do interino Diogo Giacomini, ele também começou na reserva, mas entrando ainda na primeira etapa aos 27 minutos.
Com 12 gols marcados em 22 jogos, Mastriani tem uma média de 0.55 gols por partida, demonstrando sua eficácia na finalização. Resta saber qual será o opção no novo professor, Fabián Bustos, durante o restante do ano.
Para saber tudo sobre o América-MG, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.