Futebol não deve ser somente avaliado pelos números. Ao olhar a maioria das estatísticas, o confronto entre França x Holanda pareceu ser equilibrado, além de muita troca de passes e movimentação. Mas a realidade é que os erros individuais, a ferocidade ofensiva e a eficiência resultaram numa vitória francesa com muita tranquilidade. Em jogo disputado na noite desta sexta-feira (24), os gauleses golearam por 4 a 0, com gols marcados por Griezmann, Upamecano e Mbappé (duas vezes). O confronto foi válido pela primeira rodada das Eliminatórias da Euro 2024 e realizado no Stade de France, em Saint-Denis/FRA.
Mal começou o jogo e a França abriu o placar. Perto dos dois minutos, Griezmann roubou a bola na intermediária de ataque, Kolo Muani deu sequência ao conduzir e abrir com Mbappé na esquerda. O atacante rolou para Griezmann completar o que começou com chute seco no canto direito de Cilessen. As falhas defensivas dos Holanda resultariam numa partida tranquila dos donos da casa, que ampliaram a vantagem aos sete. Griezmann cobrou falta da direita, Cilessen saiu mal e a bola bateu em Upamecano antes de entrar. Apesar dos gols, os visitantes apresentavam boa desenvoltura das jogadas, mas não eram eficientes na finalização. Como resultado, mais um gol gaulês. Aos 20, Tchouaméni fez lançamento para o ataque, Kolo Muani deixou passar e Mbappé marcou pela primeira vez como capitão dos Bleus. Com um pouco menos de intensidade, mas a pressão permaneceu e a goleada não foi construída no primeiro tempo por boas defesas de Cillessen em chegadas de Théo Hernández e Konaté.
Siga o Esporte News Mundo no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Koo e TikTok.
No segundo tempo, com o jogo praticamente resolvido, a pegada foi totalmente diferente. A França sabia administrar o resultado e, mesmo com a Holanda com mais posse de bola e troca de passes, não eram incomodados. Além da segurança de Maignan no gol, a eficiência da linha de defesa impedia qualquer risco. Após as substituições feitas pelos dois treinadores, a partida manteve o equilíbrio até ser novamente movimentada nos minutos finais. Aos 40, Moussa Diaby recebeu de Rabiot, entrou na área e finalizou na saída de Cillessen, mas o gol foi anulado por impedimento do atacante. Dois minutos depois, a vitória foi convertida em goleada. Após nova falha defensiva dos neerlandeses, Mbappé ficou com a bola próximo à área, conduziu à direita, abriu espaço e chutou cruzado para se tornar isoladamente o quinto maior artilheiro da seleção e ultrapassar Karim Benzema. No último minuto, Upamecano cometeu pênalti ao cortar cabeçada de Weghorst com o braço. Na cobrança, porém, Maignan defendeu tanto a cobrança quanto o rebote de Memphis Depay.
Com o resultado, os franceses dividem a liderança do Grupo B com a Grécia, mas na primeira posição por causa do saldo de gols (4 a 3), enquanto os neerlandeses estão no último lugar. A segunda rodada será disputada às 15h45 desta segunda-feira (27). A Holanda busca a recuperação diante de Gibraltar no Kuip, em Roterdã, na Holanda, enquanto a França irá enfrentar a Irlanda no Aviva Stadium, em Dublin, na Irlanda.