Vasco

Medel deixa “volância” de lado e se consolida na zaga do Vasco

Medel no jogo contra o Bahia (Foto: Leandro Amorim/Vasco)

O chileno, que é volante de origem, tem tido melhores atuações como zagueiro

Foto: Leandro Amorim/Vasco

Contratado em julho deste ano, Gary Medel chegou no Vasco para resolver um dos maiores problemas do time na temporada: a volância. O jogador, apelidado de El Pitbull e Gattuso chileno pelo destaque na posição, tem tido melhores atuações como zagueiro no Cruzmaltino. 

Em apenas cinco jogos, ele se tornou o jogador da posição com mais bolas recuperadas no Campeonato Brasileiro – resgatou 33 bolas e aplicou 18 cortes. Além disso, tem 92% de acerto em passes – 69% em passes longos, segundo o portal Sofascore.

Mesmo com apenas um metro e 71 centímetros de altura, Medel tem bom número em duelos aéreos ganhos – 69% no total. O chileno se destaca por sua boa marcação e “raça” em campo. Não é chamado de pitbull por acaso. Desde que chegou, a defesa de Ramón Díaz teve uma grande melhora e sua dupla com Léo tem garantido maior segurança na zaga.

Medel, que hoje é capitão do Cruzmaltino, rapidamente conquistou o coração dos vascaínos. Sua entrega em campo é elogiada não só por eles, mas também por Emiliano Díaz, o auxiliar técnico do Vasco. 

— Se puder agarrar (no gol), vai agarrar. Tem personalidade e coração… Me surpreende desde o início e pode jogar em qualquer posição. O conhecia pelo nome, mas nunca tive a possibilidade de trabalhar com ele antes – disse após o jogo contra o Atlético-MG no Brasileirão.

— Essa parte do campo está sendo o motor e a força do nosso plantel. Muito feliz por Gary ser nosso capitão, é orgulho poder trabalhar com ele. Temos muito a aprender com ele, que é uma lenda do futebol sul-americano – completou.

O chileno jogou poucas partidas como volante no Vasco e suas atuações não agradaram a torcida do Vasco que defende que ele seja mantido como zagueiro. “O Medel só sabe jogar bem de zagueiro”, “de volante não rende mais” e “de zagueiro é melhor” foram alguns comentários feitos por torcedores nas redes sociais.

No jogo contra o Bahia na última rodada do Brasileirão, o chileno substituiu Zé Gabriel – suspenso por levar o terceiro cartão amarelo – e atuou como volante, mas teve uma fraca atuação. Durante sua apresentação, ele chegou a afirmar sua preferência em atuar no meio-campo, mas, no Vasco, tem se saído melhor recuado – diferente do que foi no Bologna, no Sevilla e na Inter de Milão, por exemplo, quando se consolidou como volante.

+ SIGA O ESPORTE NEWS MUNDO NO INSTAGRAMTWITTERFACEBOOK E YOUTUBE.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo