Em campo, a temporada de 2023 do América-MG ainda não começou, mas nos bastidores ela já está a todo vapor. Com diversos contratos chegando ao fim, a diretoria já começa a se movimentar para reforçar o elenco e realizar a manutenção das peças que Vagner Mancini teve a disposição durante a temporada 2022. O Portal Esporte News Mundo apurou a situação dos jogadores em fim de contrato e emprestados do Coelho e trás em primeira mão para vocês:
Não seguem em 2023:
Alguns atletas não agradaram tanto ou não tiveram tantas oportunidades em campo e alguns nomes já não fazem parte do elenco para a próxima temporada. São os casos do goleiro Airton e do meia Juninho Valoura, que não tiveram seus contratos renovados e não fazem mais parte do quadro de jogadores profissionais do clube. Diferente dos outros dois, Luan Patrick chegou a fazer boas partidas com a camisa do América em 2022, mas pertence ao Athletico-PR e o furacão solicitou o retorno do atleta.
No alvo!
Alguns jogadores que estão emprestados ao clube conseguiram um certo destaque durante a temporada, como Everaldo que conseguiu uma vaga fiz como titular e ganhou a confiança de Vagner Mancini. O Atleta pertence ao Corinthians, mas não está nos planos do clube Paulista e a diretoria já trabalha a um tempo para adquirir o jogador de forma definitiva. Companheiros no clube paulista, Danilo Avelar também deve seguir no CT Lanna Drumond em 2023, com a alta concorrência na lateral esquerda do Corinthians e por não ser mais uma unanimidade dentro do clube, o lateral esquerdo tem em mãos uma proposta para seguir no Coelho por mais um ano. Já o zagueiro German Conti viveu um ano de altos e baixos, porém bons o suficiente para chamar a atenção da diretoria e buscar sua contratação de forma definitiva. O Argentino pertence ao Benfica e foi emprestado com passe fixado ao Coelho, hoje o atleta vale cerca de 2 milhões de Euros.
Ainda não tem definição para 2023:
Alguns atletas estão em fim de contrato, seja de empréstimo ou definitivo, mas a diretoria ainda não definiu (até o momento dessa reportagem) sobre o futuro, porém são atletas que dificilmente seguem em 2023. A lateral é o setor que mais está indefinido, Patric, Raul Cáceres e João Paulo tem contrato até 31 de dezembro de 2022 e dificilmente seguem no clube em 2023: Patric e João Paulo não agradam a diretoria e não terão seus contratos renovados, já Raul Cáceres tem em mãos uma proposta do Guarani do Paraguai. O volante Zé Ricardo é outro em fim de contrato que não deve permanecer, sem espaço com Vagner Mancini o jovem volante ainda não teve uma definição sobre sua renovação de contrato e dificilmente segue em 2023 no América.
Os emprestados Martin Benítez e Índio Ramirez também não devem permanecer. Ramirez não correspondeu ao esperado dele e pouco foi utilizado durante a temporada, pertencendo ao Atlético Nacional da Colômbia, deve retornar a equipe em janeiro. Já Benítez é de interesse da diretoria para uma renovação, mas pertence ao Independiente da Argentina e, segundo apuração do Esporte News Mundo, o clube solicitou o retorno do meia.