Futebol Internacional

Milan anuncia contratação do técnico português Paulo Fonseca

O português assina com o rossoneri até junho de 2027

Foto: SAMEER AL-DOUMY/AFP via Getty Images

O Milan anunciou na manhã desta quinta-feira, a contratação do técnico português Paulo Fonseca. Ele estava no Lille e assinou com o clube rossoneri até junho de 2027. Ele assume a vaga deixada por Stefano Pioli, que comandou a equipe nas últimas cinco temporadas. 

O português, de 51 anos, estava no Les Dogues há duas temporadas. Ele deixa a equipe do norte da França, tendo classificado o time para às fases qualificatórias da Champions League, após terminar a última Ligue 1 na quarta colocação. Na última temporada, Fonseca guiou a equipe até as quarta de final da Liga Conferência, onde foram eliminados pelo Aston Villa nos pênaltis. 

No Lille, Fonseca montou uma equipe jovem, fazendo joias da base do clube terem muito destaques ao longo de suas duas campanhas no futebol francês, caso do zagueiro Leny Yoro e do goleiro Lucas Chevalier. O defensor tem tido seu nome ligado a clubes como Real Madrid e Paris Saint-Germain, neste começo de janela. Além de revelar jogadores, o português também conseguiu recuperar o desempenho de jogadores que não vinha jogando bem, caso do meia-armador turco Yusuf Yazıcı e do ponta kosovar Edon Zhegrova.

Paulo Fonseca foi zagueiro e construiu toda sua carreira dentro das quatro linhas dentro do futebol português. Onde passou por Porto, Vitória de Guimarães, Marítimo e Estrela Amadora, seu último clube, onde passou cinco temporadas e se aposentou em 2025. 

Após se aposentar, virou técnico das divisões de base do Estrela Amadora, onde ficou até 2007. Após isso passou por diversos times das divisões inferiores portuguesas. Até chegar ao Paços Ferreira, em 2012. Em sua primeira temporada classificou a equipe do norte de Portugal para os playoffs da Champions League, tendo perdido apenas para Porto e Benfica durante toda a campanha do Campeonato Português e guiou a equipe até as semifinais da Copa de Portugal, onde foi eliminada para o Benfica.  

Um ano depois, em 2013, foi treinar o Porto, mas sua passagem pelos Dragões não foi muito boa e Fonseca não completou uma temporada no cargo, sendo demitido para a chegada de Luís Castro, ex-Botafogo, como interino. Após isso, passou voltou ao Paços e depois foi para o Braga, onde também fez sucesso e conquistou a Taça de Portugal. 

Em 2016, foi treinar o Shakhtar Donetsk com a difícil missão de substituir Mircea Lucescu, que comandou a equipe por 12 temporadas. No futebol ucrâniano conquistou todos os títulos possíveis em suas três temporadas. Já no âmbito continental classificou a equipe para as oitavas de final da Champions League, em sua primeira temporada, ao terminar em segundo no grupo do Manchester City, sendo inclusive a primeira equipe a derrotar os Citizens de Guardiola.  

Após isso, Fonseca foi treinar a Roma, onde passou duas temporadas, e em sua última temporada e levou a equipe até as semifinais da Europa League na temporada 2020/2021. Depois quase treinou o Tottenham e o Newcastle na Premier League. Após passar uma temporada afastado do futebol foi treinar o Lille, em 2022.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo