Em duelo movimentado no San Siro, em Milão/ITA, nesta quarta-feira (12), o Milan venceu o Napoli por 1 a 0 no jogo de ida das quartas de final da Uefa Champions League.
Na etapa inicial, os visitantes aplicaram pressão em cima da equipe rossonera na primeira metade, mas o Milan reagiu antes do intervalo e buscou o gol com Bennacer, construindo ainda uma enorme oportunidade nos acréscimos.
No segundo tempo, os donos da casa optaram por administrar a vantagem e o Napoli encontrou dificuldades imensas para criar no terço final. A situação ficou ainda pior depois que Anguissa foi expulso.
O jogo de volta entre Napoli e Milan ocorrerá na próxima terça-feira (18), no Estádio Diego Armando Maradona, em Nápoles/ITA.
Napoli pressionou no início, mas Milan demonstrou poder de reação no primeiro tempo
Os visitantes começaram de forma mais intensa e construíram diversos lances de perigo considerável nos primeiros dez minutos, empurrando a marcação do Milan para o campo ofensivo.
Com apenas dois minutos de jogo, Anguisa cruzou rasteiro na área e a bola sobrou para Kvaratskhelia chutar em cima de Calabria. Na sequência, Kvaratskhelia segurou a bola para Anguissa surgir na meia-lua e chutar firme, exigindo bela defesa do goleiro Maignan.
No entanto, os donos da casa ajustaram o sistema defensivo, evitaram novas chances de real perigo do adversário e mudaram definitivamente o prognóstico do jogo a partir dos 25, quando Rafael Leão arrancou no contragolpe e quase abriu o placar em jogada de contra-ataque. Mesmo sem chutar no alvo, a equipe de Stefano Pioli equilibrou a posse de bola e deixou os jogadores adversários mais tensos com maior frequência, aproveitando a atitude do árbitro em economizar com os cartões amarelos.
Após tomar o controle da partida, o Milan enfim abriu o placar aos 39′. Em nova jogada de contra-ataque, Brahim Diaz avançou pelo meio-campo e deixou para Rafael Leão acionar Bennacer, que chutou de primeira e venceu o goleiro Meret.
Nos acréscimos, o Napoli quase sofreu o segundo gol depois que Tonali cobrou escanteio e Kjaer testou muito firme dentro da grande área, acertando a trave.
Milan entregou posse ao Napoli no segundo tempo
Logo no início do segundo tempo, o Napoli teve uma grande oportunidade para empatar o confronto. Kvaratskhelia fez a jogada pela esquerda por dentro e lançou na área para Elmas testar firme. A bola quase encobriu Maginan e resvalou no travessão.
Buscando preservar o resultado parcial, o Milan adotou estratégia defensiva e entregou a posse de bola para o Napoli, que encontrou muitas dificuldades para encontrar espaços no terço final.
A situação ficou ainda mais complicada aos 29′, depois que Anguissa foi expulso após chegar atrasado em dividida com Theo Hernández, acertando em cheio a barriga do francês, recebendo o seu segundo cartão amarelo.
Na reta final, Luciano Spalletti executou três alterações para tentar buscar o empate. Politano, Ndombélé e Mathías Olivera entraram nos lugares de Kvaratskhelia, Zielinski e Mário Rui.
Mesmo com um jogador a menos, o Napoli assustou nos minutos finais. Aos 42′, Di Lorenzo foi acionado pela direita e girou batendo alto, mas o goleiro Maignan fez uma defesa espetacular. Na sequência, Olivera deixou os zagueiros para trás e raspou de cabeça uma bola que passou ao lado da trave adversária.
Nos acréscimos, ainda houve tempo par mais uma discussão. Saelemakers caiu na área após contato com Lobotka e os jogadores pediram pênalti. O árbitro mandou o jogo seguir e aplicou cartão amarelo para o jogador rossonero por reclamação, finalizando um tenso jogo no San Siro com vitória do Milan.
Ficha técnica de Milan 1-0 Napoli
Data: 12/04/2023, 16:00
Estádio: San Siro
Competição: UEFA Champions League 2022/23 – Quartas de Final (Ida)
Gols: 1T 39′ I.Bennacer (MIL)
Substituições – MIL: A.Saelemakers (I.Bennacer); A.Rebic (B.Diaz)
Substituições – NAP: G.Raspadori (H.Lozano); M.Politano (K.Kvaratskhelia); T.Ndombelé (P.Zielinski); Mathías Olivera (Mário Rui)
Milan (4-3-3): Maignan; Calabria, Tomori, Kjaer e Theo Hernández; Bennacer, Krunic e Tonali; Brahim Díaz, Rafael Leão e Giroud. Técnico: Stefano Pioli.
Napoli (4-3-3): Meret; Di Lorenzo, Rrahmani, Kim Min-jae e Mário Rui; Lobotka, Zambo Anguissa e Zielinski; Lozano, Elmas e Kvaratskhelia. Técnico: Luciano Spalletti