Atleta de Belo Horizonte, Graziele silva, 20ª do mundo, vai disputar, na Arena RM, de Rafael Moura, situada no Espaço 356, a decisão do ITF BT 400 Belo Horizonte, um dos maiores eventos do mundo, com premiação de US$ 35 mil (R$ 1932 mil) e irá brigar pelos 440 pontos no ranking dado para as campeãs.
Ela e a parceira experiente Marcela Vita, 14ª colocada, ex-top 10 e campeã mundial por equipes pelo Brasil, derrotaram a dupla cabeça de chave 2 formada pelas multi campeãs Flaminia Daina, ex-número 1 e com 64 títulos na carreira, e Nicole Nobile, 5ª do mundo e com 44 canecos.
Contando com o forte apoio na quadra central Junia Moura, Silva e Vita derrotaram as rivais por 6/4 7/5 em jogo recheado de emoções no final. As italianas buscaram um placar de 5 a 2 abaixo, salvaram dois match-points, mas jogando em casa , Grazi e sua parceira aproveitaram uma chance no final. Esta será a primeira decisão de BT 400 da atleta belorizontina. Este ano ela já venceu cinco torneios, dois da categoria BT 200 em Cuiabá (MT) e Itumbiara (GO).
“Eu e a Grazi tivemos que ajustar muita coisa como dupla, mas sempre acreditamos que iria dar certo , perdemos jogos que não deveríamos perder no papel. Foi tudo aprendizado e crescemos. Queria agradecer aos treinadores da Grazi, fundamentais para a tática para esse jogo e minha equipe em Curitiba”, disse Vita.
Graziele completou : “É incrível jogar na minha cidade, torcida fazendo prevalecer. Esse apoio com a experiência a Marcela me ajudando demais , muito paciente comigo durante os jogos. Às vezes um puxão de orelha me volta pro jogo. Em pouco tempo conseguimos ajustar e é descansar um pouquinho pois mais tarde tem a final”.
A decisão feminina, com transmissão da ESPN 4 e do PlayBT no Youtube, acontece às 18h e será diante das italianas Sofia Cimatti e Greta Giusti, que bateram a dupla da brasileira Raquel Iotte e da espanhola Eva Palos por 2 sets a 0 com parciais de 7/5 6/1.
A final masculina será decidida na tarde deste sábado e realizada logo após a final feminina.