Tênis

Mineiras se destacam no ranking após Belo Horizonte. Briga fic a acirrada no masculino

Graziele de azul claro e Vita de preto (Foto: Marcos Luciani)

Giovanni Cariani, que fez semifinal, estreia no top 10

Graziele de azul claro e Vita de preto (Foto: Marcos Luciani)

A Federação Internacional de Tênis atualizou, nesta segunda-feira, o ranking mundial após a disputa do ITF BT 400 de Belo Horizonte (MG), competição realizada na Arena RM, de Rafael Moura, o He-Man,  situada  no Espaço 356, no bairro Olhos D´Água. Crédito: Marcos Luciani

A competição foi uma das maiores do mundo com praticamente todos os top 10 na disputa no masculino e no feminino, premiação total de US$ 35 mil (R$ 192 mil) e 440 pontos no ranking para cada dupla campeã.


As mineiras se destacaram. Graziele Silva, que alcançou sua maior final ao lado da paranaense Marcela Vita, subiu duas colocações e alcançou o 18º lugar, ficando a 100 pontos de uma vaga no top 15. Vita ganhou um posto e é a 13ª. Graziele soma cinco títulos somente nesta temporada.


“Foi uma semana muito especial e que ainda está caindo a ficha sobre tudo! Mas que ficará pra sempre na minha memória e no coração tudo que foi vivido e principalmente o apoio fundamental da torcida de BH que fez diferença demais do começo ao fim! Subir no ranking é sempre bom e ocorre naturalmente”, comemorou Grazi.

As também mineiras Luma Zambaldi e Natália Buonicoutro, que tiveram a primeira experiência na chave principal de um BT 400, subiram 31 postos e foram ao 241º lugar. As atletas que treinam na Arena RM e que somam seis títulos no ano, têm apenas 15 anos.

Natalia e Luma (Foto: Marcos Luciani)


A italiana Greta Giusti, campeã ao lado de Sofia Comatti, subiu um degrau e é a 9ª colocada.


No masculino, o mineiro Victor Gonzaga, que fez quartas de final com Gabriel Santos e treina na Arena RM, subiu duas colocações e é o 27º, perto do melhor desempenho que é o 25º lugar. O paranaense Giovanni Cariani, de 21 anos, estreia no top 10 com o décimo lugar após a semifinal ao lado de Daniel Mola.

Jeferson Pinto, Spoto, Rafa Moura e Gianotti (Foto: Marcos Luciani)

A disputa pelo número 1 do mundo no masculino ficou mais acirrada. A conquista do francês Nicolas Gianotti e do italiano Mattia Spoto sobre André Baran e Michele Cappelletti fez com que eles se aproximassem no ranking . A vantagem que era de 300 pontos, agora é inferior a 200. Spoto e Gianotti podem reassumir a liderança em caso de título nesta semana no torneio de São Paulo.


Torneio confirmado para 2025

Rafael Moura comemorou a realização do torneio que teve 16 mil pessoas ao longo de seus cinco dias. A segunda edição do torneio está confirmada para outubro de 2025: “Temos um BT 400 garantido para o ano que vem, tivemos alguns aprendizados desse evento, tentar fazer ainda maior, quadra central um pouco maior e buscar fazer um BT 100 ou 50 no primeiro semestre para que nosso público possa estar presente nos torneios ITFs”.


O torneio ITF BT 400 Belo Horizonte contou com o patrocínio oficial da Deloc – Soluções em Cozinhas Industriais e Cervejaria Colder e patrocínios da Euroville Volvo, Colpany Temper e Casemiro – Locação de Móveis e Copasa. O evento tem o apoio da For Run Sports, Sol & Neve, Achei Troféus, Drop Shot, Epo Empreendimentos, 356 Living Center, Adjutos Assessoria Contábil, Oasis Saúde Integrativa e Bem-Estar, TLK Transportes, Banco BRB, Flores e Muito Mais, Maison Deboá, ZEIQ, Bloco Sigma, Patogé, Life Projects Arquitetura.


O Hotel Oficial é o Holiday Inn. A bola oficial é a Drop Shot. O torneio tem a chancela da Federação Internacional de Tênis, da Confederação Brasileira de Tênis e da Federação Mineira de Tênis.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo