Futebol Mineiro
Mineiro Módulo II: URT emite nota e nega acusação de racismo por torcedor; Betim reafirma posição
Clube de Patos de Minas nega acusações de racismo cometido por torcedor do clube.
— Continua depois da publicidade —
A URT se posicionou oficialmente em suas redes sociais, após a acusação de racismo ocorrido no Estádio Zama Maciel, em Patos de Minas, por um torcedor na derrota para o Betim por 2 a 1, pela 3ª rodada da Hexagonal Final do Campeonato Mineiro Módulo II. O acontecimento do caso foi contestado pelo jogador Sabino, do Betim, que contestou ter sofrido o ato de injúria racial proferidos de um torcedor do clube mandante, poucos minutos após o gol de virada dos Gladiadores.
A súmula da partida chegou a registrar a paralisação da partida, após Sabino se dirigir ao quarto árbitro alegar os xingamentos de cunho racial. Segundo o documento, a arbitragem solicitou a identificação do autor dos atos junto à Policia Militar, mas não foi registrado sobre quem poderia ser o possível agressor e o boletim de ocorrência, até a publicação pelo árbitro Vinícius Gomes do Amaral.
Esta não foi a primeira vez de uma ocorrência de acusação de racismo no Zama Maciel. Na primeira fase do Mineiro Módulo II, o atleta Diego Lino, do Varginha EC, foi vítima de preconceito durante um jogo do clube em Patos de Minas. Na ocasião, um agressor que estava nas arquibancadas da URT, promoveu gritos de ‘macaco’ contra o lateral. O autor foi identificado e detido pela PM.
Na nota emitida dois dias após o ocorrido, a URT negou as acusações de injúria racial por parte do torcedor do clube, afirmando que a acusação foi ‘plantada’ pelo atleta Sabino. Ainda no comiunicado, o time contestou que houve provocações por parte do jogador após o segundo gol do Betim, que ‘incitou a torcida’. O Trovão Azul ainda destacou o auxílio para localizar a pessoa apontada como autor das agressões e reafirmou compromissos com o respeito.
Confira a nota completa:
BETIM REAFIRMA POSIÇÃO SOBRE CASO
O Esporte News Mundo entrou em contato com a assessoria de imprensa do Betim Futebol, após a nota emitida hoje, por parte da equipe adversária do último fim de semana. Questionado sobre a posição contrária por parte da URT, o clube reafirmou a posição sobre a acusação dos acontecimentos, além destacar o imediatismo do comunicado feito pelo Tricolor da RMBH.
Ainda segundo a equipe, o atleta Sabino, que fez as acusações de racismo, não deverá se posicionar no momento publicamente.