Campeonato Mineiro

Mineiro Módulo II: Caso de racismo é registrado na partida entre URT e Varginha em Patos de Minas

Caso de Racismo no Campeonato Mineiro Módulo II entre URT e Varginha.
Foto: Reprodução/Instagram/Varginha EC

Infelizmente mais um caso de racismo foi cometido neste sábado (13), na vitória da URT diante do Varginha EC por 2 a 0, no estádio Zama Maciel em Patos de Minas. A partida foi válida pela terceira rodada da primeira fase do Campeonato Mineiro Módulo II. O caso foi registrado em súmula pelo árbitro do jogo, Hieger Túlio Cardoso.

O ato racista ocorreu aos 43 do primeiro tempo, por um torcedor da URT, contra o lateral-esquerdo do Varginha, Diego Lino, que proferiu gritos de ‘macaco’ ao atleta. A partida foi paralisada após notificação da quarta árbitra, Francielly Lima de Castro, para a identificação do infrator. A Polícia Militar de Minas Gerais conseguiu realizar a identificação do autor, que o levou para a delegacia da cidade, para registro do boletim de ocorrência.

Registro da súmula sobre caso de racismo. Foto: Reprodução/FMF

Em nota oficial emitida pelo Varginha, através da assessoria de comunicação, o clube classificou o ocorrido como ‘ato desumano’ e parabenizou a conduta de todos os responsáveis pela identificação do torcedor da URT, que cometeu o crime. Além disso, o Varginha afirma que prestará apoio a Diego Lino, seja de maneira psicológica ou jurídica, para tomar medidas cabíveis.

Os registros de racismo vem aumentando a cada dia pelo país. Segundo o Observatório Racial do Futebol, mais de 70 casos foram registrados no futebol brasileiro no ano passado, a marca superior a este número havia ocorrido pela última vez em 2019. Neste ano, em competições chanceladas pela CBF, o presidente Ednaldo Rodrigues determinou punições mais rígidas aos casos de racismo, podendo levar até a perca de pontos dos clubes.

Confira a nota oficial divulgada pelo Varginha EC:

NOTA OFICIAL

Os atletas, comissão técnica, staff e diretoria do Varginha Esporte Clube vem, de forma oficial, manifestar-se acerca dos fatos ocorridos na partida contra a URT.

É inconcebível que atos desumanos como este ainda aconteçam em nosso mundo.

É de se parabenizar a conduta dos atletas, arbitragem e representantes da Federação Mineira de Futebol, e principalmente dos Policiais Militares do 15° Batalhão de Patos de Minas, que agiram rápido para identificar e deter este indivíduo.

Não entraremos no mérito da questão e, tampouco, daremos mídia para este indivíduo.

Mas informamos que estamos em contato direto com o atleta para prestar todo o auxílio necessário, seja psicológico ou jurídico, para que sejam tomadas as medidas cabíveis.

Este não é um fato isolado, e merece todo o repúdio de nós, seres humanos.

Não ao racismo! O Varginha Esporte Clube repudia veemente qualquer tipo de comentário, manifestação ou ato de cunho discriminatório.

Atualização: Na manhã deste domingo (14), a URT também se pronunciou sobre o caso cometido em seu estádio. Na nota publicada nas redes sociais, o clube repudiou o ato de racismo e diz não compactuar com o tipo de ação. A diretoria da URT deverá tomar medidas cabíveis no justiça, visando que o crime cometido não volte a ocorrer em mais partidas.

Confira a nota completa emitida pela União Recreativa dos Trabalhadores:

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo