Ao longo das últimas duas décadas, as Artes Marciais Mistas fidelizaram uma enorme base de fãs no Brasil, transformando-se em um dos esportes mais populares por aqui. Apesar disso, ainda tem muita gente travando o primeiro contato com a modalidade e perguntando-se qual a diferença entre mma e ufc.
Para quem ainda tem essa dúvida, aqui vai a resposta: MMA é o nome do esporte, que combina diversas artes marciais. Os praticantes precisam ter conhecimento de luta em pé, no chão (principalmente jiu-jitsu) e luta agarrada (em geral, wrestling).
Por isso, o MMA é o esporte de combate mais completo do mundo, reunindo diversos estilos diferentes e exigindo um enorme preparo dos praticantes.
E assim como no futebol, por exemplo, há diversas federações e campeonatos, no MMA também existem diversas empresas distintas que promovem a modalidade.
O UFC é uma dessas companhias e, sem dúvidas, a mais famosa. Mas há muitas outras empresas promovendo eventos importantes, como o Bellator, o World Series of Fighting (WSOF), One Fighting Championship (ONE FC). Aqui no Brasil temos o Jungle Fight, que é um dos eventos mais tradicionais da modalidade e costuma revelar muitos talentos.
A diferença, portanto, entre MMA e UFC é que a primeira sigla refere-se ao esporte, enquanto a segunda é o nome da empresa mais famosa envolvida na modalidade. Em uma comparação aproximada, é como se o MMA fosse o futebol e o UFC a Premier League.
Crescimento no Brasil
As origens do MMA estão no Brasil, à época dos combates promovidos pela família Gracie. Logo, os desafios foram evoluindo até se tornarem o famoso Vale Tudo e, posteriormente, o MMA. Desde o início, a modalidade sempre teve um público fiel, mas ele cresceu consideravelmente com o surgimento do Pride, no Japão.
Apesar disso, o grande boom de audiência do MMA no Brasil aconteceu com a luta entre Anderson Silva e Vitor Belfort. O combate, ocorrido no dia 5 de fevereiro de 2011, pelo UFC 126, marcou o início do crescimento da modalidade no Brasil.
Na sequência, as lutas do UFC chegaram a ser transmitidas na Globo, e a emissora, inclusive, televisionou temporadas do TUF Brasil, um reality show em que lutadores competiam para assinar um contrato com a maior empresa de MMA do mundo.
Aquele combate também transformou Anderson Silva em um grande ícone esportivo no Brasil e, depois, muitos outros lutadores de MMA também se tornariam ídolos nacionais, como José Aldo.
Atualmente, o MMA está consolidado como um dos principais esportes no Brasil e conta com uma base de fãs numerosa e fiel.