Mais Esportes

MMA terá mudanças de regras importantes a partir de novembro; saiba quais

Cinturão do UFC (Foto: Divulgação/Instagram UFC Brasil)

Associação das Comissões de Boxe (ABC), entidade que congrega todas as comissões atléticas dos Estados Unidos e que gerencia as regras do esporte, se reuniu nesta terça-feira (23) para discutir e votar mudanças nos regulamentos das artes marciais mistas

O MMA terá novidades em suas regras a partir de novembro. A Associação das Comissões de Boxe (ABC), entidade que congrega todas as comissões atléticas dos Estados Unidos e que gerencia as regras do esporte, se reuniu nesta terça-feira (23) para discutir e votar mudanças nos regulamentos das artes marciais mistas para serem implementadas em lutas do UFC e outras organizações, segundo informa o site MMAFighting

Duas delas foram aprovadas pela reunião da ABC, uma delas o fim de uma controversa regra relativa a uso de cotovelos durante as lutas. Deixarão de ser proibidas as cotoveladas no estilo ’12-6′ (no qual a trajetória do golpe é feita de cima para baixo), um movimento bastante polêmico no MMA e mais conhecido como o golpe que resultou na única luta na qual Jon Jones não venceu oficialmente (excetuando-se as cujas vitórias foram retiradas por contra dos sucessivos problemas deste com o doping).

Em 2009, durante um duelo contra Matt Hamill, ‘Bones’ acertou por várias vezes o rival com tais cotoveladas, à época ilegais. Por conta disto, e da impossibilidade de Hamill seguir lutando, Jones foi desqualificado e perdeu o combate. Desde então, houve enorme discussão sobre tal regra, em especial devido às várias interpretações sobre se o golpe for legal ou não. Com a mudança, agora toda e qualquer cotovelada feita de cima para baixo, não importa a trajetória ou ângulo, será legal.

+  Para acompanhar todas as notícias sobre o UFC siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Outra regra polêmica do MMA alterada na reunião da ABC tem a ver com a definição de ‘lutador no chão’ (‘grounded fighter’), que tem relação com os tipos de golpes que este pode receber no solo. Na nova regra, um lutador será considerado neste estado se tiver qualquer parte de seu corpo exceto mãos e pés em contato com o solo.

A redação anterior apontava que para que fosse considerado ‘grounded’ (‘no chão’), ao menos uma das mãos e qualquer outra parte do corpo deveriam encostar no chão para, assim, qualificar que este não poderia receber joelhadas e chutes na cabeça em tal posição. O que também causou certa confusão em certos momentos dos combates para definir a legalidade de tais golpes.

Agora, se o lutador tiver apenas as mãos ou os pés e nenhuma outra parte do corpo em contato com o solo enquanto estiver ‘deitado’, golpes na direção da cabeça são legais. Outras redações da regra, por conta de questões de saúde dos lutadores, chegaram a até não serem aplicadas pelas comissões atléticas de alguns estados americanos.

Estas mudanças nas regras do MMA serão aplicadas a partir de novembro, com a ABC dando tempo para que as comissões atléticas nos EUA apreciem e decidam se irão acatar ou não as alterações, além de dar tempo hábil de adaptação aos árbitros, juízes e membros destas entidades.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo